Aeroméxico vai cancelar voos saindo do Rio de Janeiro

Denis Carvalho 1 · junho · 2015

A Aeroméxico anunciou hoje que vai deixar de operar voos para o Rio de Janeiro a partir do dia 22 deste mês. A  companhia opera quatro voos semanais do Galeão à Cidade do México, com conexão para vários destinos nos Estados Unidos, Canadá e até Europa. Segundo a companhia, a ideia é voltar a operar a rota no futuro, mas ainda não há prazo para isso.

“Temos planos de trazer uma nova aeronave para o Rio onde atuamos com o 767 atualmente, mas não definimos ainda a data de retomada das operações”, informou a gerente comercial da Aeroméxico, Bruna de Freitas ao site Mercado e Eventos.

Nosso leitor Gilherme Ricca tem um voo marcado com a companhia para setembro e já foi informado sobre a mudança: “Na sexta passada recebi e-mail informando sobre o cancelamento dos voos e me remarcando para saída e chegada de Guarulhos. Liguei para o call center e me informaram que a Aeroméxico irá parar de operar no Rio de Janeiro e que serei reembolsado caso queira”.

Os passageiros que têm passagens para viajar após o dia 22 devem entrar em contato com o call center da companhia (0800) 891-7512 para mais esclarecimentos.

Com informações do Mercado e Eventos.

Dica dos leitores Gilherme Ricca e  Wólnei Franco

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Márcio

    Galeão, o último a sair apague a luz….

    • Luciano Assunção

      Me desculpe, mas o Galeão vem melhorando MUITO desde que a nova concessionária passou a administrá-lo. O Galeão não é o problema da Aeromexico, a falta de passageiros sim =)

      • Ricardo Dantas

        Tá ganhando quanto da concessionária?

        • Luciano Assunção

          Da concessionária não tô ganhando nada, assim como não sou pago pra ter que aguentar você. Tchaaaau, Ricardo!

          • Pedro Henrique R.

            Luciano, voce vai me desculpar, mas eu sou carioca com maior orgulho e tenho que dizer que o Galeão e um PÉSSIMO aeroporto, tudo bem que a Concessionária esta melhorando e investindo, onde as obras ainda estão em andamento, e por isso, ainda nao podemos sentir tanta diferença como em outros aeroporto brasileiros que estão mais que maravilhosos, como o de Brasilia, o novo terminal em GRU, etc.

      • Rodrigo

        Será que estamos falando de Galões diferentes? Queria que fossem enumeradas as melhorias das quais o colega fala.

      • Márcio

        Olá amigo,
        como disse Voltaire, “Posso
        não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a
        morte o direito de você dizê-las.” Tenho utilizado ao Galeão, e apesar de
        muitas deficiências ainda, tem havido sim, uma melhora. Acontece na minha
        modesta opinião, que não adianta ter um aeroporto fantástico, se não tem aviões
        partindo e chegando do mesmo, e é o que tem acontecido com o Galeão já ha algum
        tempo. Fico muito triste por esta situação, mas espero que revertam. Sou um
        admirador do GIG, não sou carioca, mas formei-me no Rio, tenho 56 anos e tive o
        prazer de muitas vezes ver o Concorde neste aeroporto, algumas vezes vi a
        decolagem dele, um som único, de tremer tudo, ensudercedor. Sinceramente torço
        para que muitos passageiros cantem como Tom Jobim: “Dentro de mais um minuto
        estaremos no Galeão.” O Rio merece e o Brasil precisa do Galeão forte. =) Abs, Marcio.

        • Rodrigo

          Entendo o seu ponto de vista mas o fato é que nem o Galeão da sua memória existe mais. Esse glamour do Galeão e da própria cidade do Rio não existem mais, infelizmente.
          Eu sou carioca e pela minha curta experiência de trinta anos, percebo que o Rio cai no mesmo erro ano após ano: achar que ser uma cidade turística é suficiente. Se não fosse a generosidade da natureza, o Rio seria certamente uma das piores cidades do Brasil em tudo. E com força. Força essa que falta para fazer melhorias verdadeiras, que não sejam mera maquiagem, coisa para gringo ver, mas que realmente melhore a vida para qualquer pessoa que pisar lá, turista ou não.

          • Márcio

            Sábias palavras Rodrigo, o Rio que vivi não existe mais mesmo, infelizmente. Sei disto, pois vou quase todos os meses ao Rio. Então, sobre o Galeão, como disse la no inicio, que não tenhamos o último para apagar a luz. Abs, Marcio

          • Artur

            Os problemas enfrentados pelo aeroporto que foi o último a ser privatizado, não tem nada a ver com saida da CIA Aerea, comentários nào tem nada a ver com matéria!

          • Márcio

            É verdade, mas se continuar assim, cada vez mais empresas aereas abdicando de GIG, como disse no inicio, o ultimo a sair que apague a luz. Infelizmente a saída da(s) cia(s) aérea(s) reflete diretamente em um aeroporto, cuja principal função e servir para embarque e desembarque de passageiros em aviões. Não adianta ser um “aero-shopping” e ter cada vez menos voos chegando e saindo. Abs, Marcio

          • Artur

            Segundo os dados de turismo o Rio é a Cidade que mais recebe turistas do Brasil e de fora é apesar de tá atrás de SP no turismo chamado comericial é a cidade que mais cresce no Brasil, ou seja, seus argumentos não tem menor fundamento, já parou para pensar que a proximidade RIO x SP em épocas de crise faz com que muitas empresas joguem seus voos para SP visto que lá é o hub da TAM e Gol, é muito mais barato para Aeromexico voar para SP e fazer vc pegar conexão pro Rio, do que ter voo direito SP e para o RJ.

    • cropereira0103

      Eu tb acho péssimo o Galeão. Deixado as traças. Tipico reparticao publica abandonada. Aqui em Sp o terminal 3 novo administrado pela nova concessionária e padrao Europa. Se ainda fosse Infraero era um lixo.

  • Bruno Pinho

    infelizmente acho que outras companhias tb vão diminuir os vôos ou até mesmos cancelar (assim como a aeromexico)

    • VitorSS

      Já vi isso acontecer na Venezuela.

      • Roger

        Já vi isso acontecer no mundo inteiro e com vários tipos de produtos e serviços. 😛

  • Marcos

    A alta do dólar começou a fazer suas vítimas. Para as empresas, é mais lucrativo manter o valor em dólar em outras rotas do que abaixar o valor em dólar aqui para o preço ficar competitivo em real, como estamos vendo acontecer em algumas promoções. Esses planos de “retomada das operações” são bem claros – assim que (se) o dólar abaixar de novo. Creio que essa será uma tendência e os principais afetados provavelmente serão as cidades fora dos hubs.

  • Patricio

    A aeromexico é péssima, aeronave velha, perdem malas, desorganizadíssimos! Sou vítima dessa companhia. Ojalá parem de operar em Sao Paulo também!

  • R.F.

    E a história de operar o 787 da Aeroméxico para o Rio? Pelo visto resolveram voltar atrás…

    • Jonathan Petenao

      Essa história procede… mas pelo visto, os diretores da AM ficaram chateados por tantos erros de valores saindo do gig kkkkkk

  • Daniel T. Santos

    Talvez possa ter conexão com a crise que passa a Petrobrás … não é de hoje que as cias estão priorizando o DF pra ser um HUB; lá chove dinheiro, literalmente…

    • Cairo Gontijo

      Daniel, vc sabe o significado de “literalmente”? Vou dar exemplos: “Estou subindo pelas paredes de ansiedade” expressão que significa que a sua ansiedade é muito forte, que não encontra lugar e fica desinquieto. “Estou LITERALMENTE subindo pelas paredes” significa que vc, assim como uma aranha ou o spider man, consegue grudar os pés e mãos na parede e ir subindo de tão ansioso. “Lá chove dinheiro” significa lugar onde há grande movimentação financeira, seja no comércio ou na riqueza em geral da população, etc. “lá chove dinheiro, LITERALMENTE” significa que é um lugar onde, no momento da chuva, cai dinheiro do céu, enchendo ruas, calçadas, telhados, bueiros, etc. de dinheiro em lugar de água. O que eu quis dizer é que força de expressão, metáfora e ironia são uma coisa, já literalidade é ao “pé da letra”, algo totalmente diferente. Espero ter esclarecido. Obrigado.

      • Kennedy Aguiar

        E a necessidade da correção?

        • Guilherme

          correção válida.

        • Cairo Gontijo

          Para tentar ajudar as pessoas esclarecendo e assim dando a oportunidade que conheçam e evitem novos equívocos. Eu mesmo fico satisfeito, com sinceridade, quando alguém se preocupa e se dedica para me esclarecer algo que antes eu ignorava e fazia feio sem nem ter consciência disso.

      • Diogenes Fonseca

        “Corrija um sábio e o tornará mais sábio, corrija um ignorante o tornará seu inimigo.” No país dos coitadinhos é uma ofensa corrigir alguém, que é mal visto é quem corrigiu não quem errou. Lamentável!!!

        • Jonathan Petenao

          Na boa? acho que isso é um site/blog de viagens, não de português … Brasilia é uma ótima cidade para ser hub, pela sua localização central, mas não tem a melhor infraestrutura para isso, além do que, São Paulo é o principal polo econômico do brasil, acredito sim, que seja o melhor local no brasil para poder sediar os voos internacionais.

      • Diogenes Fonseca

        Não é um site de português, mas é um site de viagens, na língua portuguesa!

  • Tito Bosco

    e somente tem a opcao de reembolso? nada de alocar?

    • Nilton

      “Ganhei” ida (Gol) e volta (TAM) para Guarulhos nos mesmos dias.

  • jorge moraes

    Próximas a cancelarem rotas p/ o RJ: Alitalia e Klm. A Lufthansa vai tirar o B 747-8 e colocar uma aeronave menor como já fizeram AF e BA. Nem com Olimpiada no ano que vem o Galeão se segura.

    • Pedro

      A AF continua com o 777-300 e o A330. Esse ano fiz 3x AF saindo do galeão e estava lotado na ida e na volta.
      KLM e Alitalia estão bem também e a British continua com o 777-200 pro galeão.
      Além do mais a Condor vai iniciar no fim do ano, a delta vai trazer o A330-300 e a Edelweiss vai começar 2x semana para Zurich. A TAP esta com 15 semanais. A AirCanada vai colocar o 787-8 e a United o 787-9.
      A LATAM colocou mais uma frequencia para Santiago. A GOL ta indo para Rosario…

      Mas tem crise no país todo. A Copa cortou um voo para cada cidade que opera no Brasil, a Delta cortou voos de GRU para atlanta e detroi, e criou um para Orlando.
      A AF vai tirar o 777 e colocar o A340 com uma frequencia a menos para BSB.
      Nordeste, Norte e Sul mal tem voo interncional. TAP e eventualmente uma outra.

      Movimentos pontuais são normais.. E lógico que com economia retraindo é normal reducão de voos.

      Esse papo de BA sair do galeão ta rolando a pelo menos uns 10 anos, quando eles ainda tinham 3x por semana. Fato é que nem no auge da crise do galeão eles sairam de lá.

      • Márcio Sampaio

        Como já foi comentado aqui, o Rio ainda é a cidade brasileira que mais recebe turistas do exterior.

        O que acontece, na minha opinião, é que SP concentra a maior parte dos voos domésticos, o que favorece as conexões. Assim, fica muito mais barato para as cias estrangeiras utilizarem as parceiras locais para “alimentar” seus voos do que manter uma base numa outra cidade, que envolve inclusive relações trabalhistas na contratação de funcionários.

        Soma-se a isso que SP tem naturalmente um grande fluxo de turismo “de negócios”. Esse tipo de viajante prioriza rotas diretas e pode adquirir passagens muitas vezes pelo preço “cheio”, pela compra corporativa. Já o passageiro “a lazer”, por outro lado, em geral aceita conexões, ainda mais com preços promocionais. Por isso, para as cias, centralizar voos em SP é , pois atende o público de negócios e de lazer ao mesmo tempo (mesmo que esses últimos não tenham a cidade como destino final).

        Por que Brasília (por exemplo), que tem muitas conexões nacionais, não tem a mesma aplicabilidade? Porque a cidade não tem é destino de turismo de negócios internacional! Assim, creio que no futuro ela será até um hub secundário, mas visando o turismo de lazer.

        Nessa lógica, na minha opinião são mantidos nas outras cidades apenas os voos rentáveis ou aqueles com caráter estratégico.

    • Antonio Carlos Florencio

      Pois é, com as Olimpíadas no próximo ano acredito que vão ser voos extras e não voos regulares.

    • Rafael Ribeiro

      Sinto em discordar, mas as ocupações da KLM, LH, AF e Alitalia vem muito boas. A af planeja extinguir o voo af445 e 444 e trocar o 777-300 pelo A380 no 442 e 443 a partir do ano que vem. Klm irá trocar o 772 pelo 787-900, assim como united também vai fazer isso. Lh manterá o 748 pois tem tido ótima ocupação (até porque os 748 dela são configurados para só 360pax), Ba mantém seu 777-300 também com uma boa ocupação. A aeroméxico mesmo tinha ocupação média de 60 a 80%, em algumas vezes superando o voo de guarulhos, então não se sabe ao certo o porque ela cancelou o voo.

  • Adriano

    O negócio não está ruim só no Rio que está com voos desertos, as moscas, São Paulo também não está muito melhor…

    Faz uns algumas semanas fui a Madri pela Air Europa saindo de São Paulo, e tanto o voo de ida e volta estavam com uns 30% de ocupação, conversando com um atendente de bordo, ele comentou que já faz semanas que está assim, dificilmente está passando dos 70 de ocupação.

    Um colega meu foi a Miami a 2 semanas saindo do Rio pela American, e segundo ele se tinha 40 pessoas no voo de ida era muito…

    Por isto que as companhias aéreas estão quase “dando” de graça as passagens, mesmo com o dólar nas alturas, nunca vi preços tão baixos e tantas promoções de voos internacionais…

    Bom para quem tem algum dinheiro guardado e pretende viajar agora…

  • Marcos

    Confirmo o que você disse, Pedro, Brasília e Guarulhos estão show com destaque para o de Brasília que tem até esteira (após você andar um corredorzão a pé … mas tem esteira). Lamento a situação do Galeão. O Santos Dumont depois da reforma também ficou show.

  • Nilton

    Eu tinha comprado duas passagens para Toronto com ida em outubro e volta em novembro. Liguei para lá, e me deram um voo pela Gol na ida e pela Tam na volta, ambos por Guarulhos.

    Que arrependimento de não ter tirado antes o visto para os EUA.

  • Márcia

    Não tem jeito ! Não adianta diminuir o preço das passagens aéreas em dólares, porque o custo da viagem não inclui só a passagem aérea. Consegui uma passagem Rio/Las Vegas/Rio pela Copa por 353 dólares. Mais barato do que isso impossível ! O horário e data que eu queria com uma única conexão rápida. O que adianta ? Hotel caro. Se for incluir a maldita taxa de resort, piora mais ainda. Shows, então, nem se fala. E por aí vai. Qualquer ingresso para show do Cique du Soleil, no pior assento, não sai por menos que R$ 500,00 por pessoa e por aí vai ….

  • André Felipe

    Estou com passagens compradas e devidamente pagas, GIG – CUN 26/10/2015 Lua-de-mel. Voos nacionais de Floripa comprados para GIG Ida e Volta. Aeromexico não atende no 0800, estão de brincadeira

  • otavio dourado

    As belezas do Rio são inegáveis, bem como a falta de saneamento básico, e de segurança que deixa estrangeiros e brasileiros perplexos com a incompetência dos cariocas em administrar sua cidade. O malandro de chapéu panamá e camisa listada que apenas usava sua lábia, para seduzir incautos deu lugar a escória da arma branca, da metralhadora e dos ternos Armani com gravatas Hermes. O custo de vida igual a Londres ou Hong Kong, oferece serviço público padrão Cubano/Venezuelanos fato que justifica manter empresas e negócios no faroeste sul americano. As olimpíadas não salvarão o Rio. O Galeão (orgulho nacional) carece de quase tudo, até de energia elétrica, enquanto os cariocas enlatados nos trens e metros sucumbem de dengue e chicungunha pensando viverem no melhor lugar do mundo cantarolam musicas do Jobim, que não era bobo e foi viver em Nova York.

    • Carlos Brian

      Adorei o comentário! Parabéns!

    • Rodrigo

      Vou salvar o seu testemunho! Falou tudo!!

    • Bruno Bastos

      Amigo, não começo o Rio muito bem, mas com certeza os serviços públicos de Cuba/Venezuela são melhores. Se brincar, melhores que em qualquer outro estado da federação.

    • Márcia

      Otavio, em poucas palavras você falou tudo ! Mas o que nós cariocas podemos fazer contra essas quadrilhas que governam o Rio de Janeiro há mais de 30 anos ? Abandonar o Rio ? Temos emprego, negócios, família, etc…aqui. Não há o que fazer.

  • Mariana Mayrink

    Tenho uma passagem para 30/06 e recebi o e-mail da mudança. Entrei em contato com a aeroméxico e eles emitiram a passagem de Rio para SP pela Gol sem problema nenhum. Todo o processo no telefone não levou nem 20 minutos.

    • André Felipe

      E quem não é do RJ, o que farão será?

      E se não conseguirem entrar em contato com os demais passageiros, conseguirão realocá-los em uma questão de quanto tempo até SP? Absurdo

  • William Schweickardt

    o Rio é lindo mas os aeros dessa cidade são um LIXO. Galeão foi eleito recentemente o PIOR aeroporto do mundo, google pra quem quiser buscar a pesquisa. Uma vergonha!!!

  • Gentil Meireles

    Perdemos nós!! Este é o primeiro e temido passo atrás que todas as cias devem realizar quanto a diminuição da demanda!! Assim, não precisam reduzir os preços, e têm outros mercados em crescimento. Pequeno de quem acredita ser problema com o Galeão. O problema óbvio é a economia brasileira, o que deve afetar, inclusive, as Olimpíadas de 2016. Enquanto isso, Levy quer estrangular ainda mais povo e empresa, e o Ministro Barbosa, que deveria se preocupar em buscar formas de estimular investimento, se intromete onde não deveria. Para finalizar, nosso Congresso, que não se aperta com nada, fazer Leis Alienígenas para garantir o emprego dos Magistrados, que terão de interpretá-las, pois são inteligíveis. E viva o Brasil…. Quem voou, voou!! Quem não voou, não voa mais.

    • Evandro Gardenali

      Lacra no 13 que a crise é forte! o governo está colhendo a crise que plantou… e nós caímos no meio disso.

  • André Felipe

    Seu voo já saía do RJ. No meu caso comprei voo doméstico separado, de Florianópolis.
    Ida com AVIANCA e volta com TAM.

  • César Novaes

    Oi Pedro td bem!? Pedro de onde vc tirou essa informação da Delta? Fui p os Eua com eles e o 767 esta claustrofobico… gostaria de ir com o A330!

    • Rafael Ribeiro

      A delta vai trocar o 767 pelos A330-300 em breve. tem até contagem regressiva na pagina do aeroporto.

  • Antonio Silva

    O Nordeste ganhou algumas rotas internacionais ultimamente,tanto de companhias brasileiras quanto internacionais !!!

  • Antonio Silva

    No caso da Air Europa estar com baixa ocupação,acho que é porque as pessoas preferem viajar pela Iberia !!!

  • cropereira0103

    Que pena. Ja voei com eles várias vezes e so tenho elogios. Prefiro eles a Copa Air Lines

  • jorge moraes

    AF operava no GIG com o B 747-400 e trocou por um menor o B 777. E em nenhum momento eu disse que a BA deixaria o Rio. Já a Condor anunciou o voo pra dezembro desse ano e a outra só para 2016. Então, melhor esperar pra ver se realmente saem. Em SP a Delta cortou algumas frequências para Detroit, mas vai iniciar nova rota de GRU p/ Orlando. Ou seja, vai ficar no zero a zero.

    • Rafael Ribeiro

      trocou por uma aeronave mais moderna, ela mesmo ja disse que vai voar de a380 para cá assim que o novo pier estiver inaugurado.

  • jorge moraes

    Até lá já terão cortado mais.

  • Rafael Gomes

    Uma pena!! concorrência sempre e benvinda. Mas vamos esperar os proxímos capitúlos. Em relação ao Galeão há muito a ser feito!! Brasilia e Guarulhos foram os primeiros a serem privatizados. Mas acho que o futuro e desmembrar os Hubs. Brasilia, Campinas, Natal e Manaus tem boas pespectivas. Campinas isso já vem acontecendo!

  • Rodrigo

    Eu tive a oportunidade de ir embora do Rio em 2011 e não me arrependo, sinceramente…

  • matheus

    Vai cancelar por tempo limitado e depois volta acho que a nova aeronave sera o 787…

  • matheus

    Vai ser temporariamente vão mudar de aeronave acho q vai ser o 787

  • ATD

    Assisti Zarkana no resort ARIA por 75 usd cada ingress… Hotel caro? desculpe mas o IBIS da praça tiradentes no centro do Rio é 280 reais por dia, vegas tem as diarias de hoteis de luxo mais baratas do mundo…

  • Roberto Pires

    O meu era assim também! Creio que vá processar a Aeromexico!
    Tenho visto americano. Que diferença faz?
    O idela seria eles darem uma passagem em uma cia parceira, de ida e volta direto a Toronto do Rio.

  • Roberto Pires

    Olha que absurdo! Eles querem oferecer mais uma conexão, em um vôo que já era cansativo e com horários ruins. Além da espera, ainda ter que fazer check-in, esperar e despachar mala de novo! Sem dar nenhuma vantagem aos passageiros! Eles que estão errados de mudarem o vôo que a gente compra e nós ainda saímos na desvantagem! Absurdo! Acho que vou entrar na justiça, se não derem alguma vantagem muito boa, pelo fato de estarem me negando a passagem pela qual paguei (Rio direto México, e México – Canadá). Invés de mais uma conexão em São Paulo, deveriam colocar os passageiros em outra empresa aérea parceira que faça o vôo direto ao Canadá, já que foram eles que cancelaram os vôos saindo do Rio.

  • Rafael Ribeiro

    A BA usa o 777-300 e não o 200 pro galeão

  • Rafael Ribeiro

    Muita gente falando besteira aqui. As empresas não estão fugindo do galeão, muito pelo contrário, elas estão vindo e fazendo upgrade de rotas. Air france ja divulgou que assim que o novo pier estiver inaugurado no ano que vem ela vai extinguir o voo afr 444 e 445 operados pelo A330 e trocará o 773 pelo A380 no Afr 442 e 443 que passará a ser o unico voo diário para cá. KLM e unites trocarão seus 772 pelos 789. American está substituindo seus 767 pelos 772 nas rotas para o rio, Swiss, Qatar e condor voarão pra cá a partir do ano que vem. Lh segue com o 748 pois tem tido ótima ocupação. Emirates irá trocar o 772lr pelo 777-300er em definitivo a partir de setembro. E fora muitas outras coisas. A aeromexico tinha uma ocupação média entre 60 e 80%, superando o voo para gru em alguns meses. Então não se sabe ao certo o porque do cancelamento. Eles afirmaram que foi para remanejamento de frota é que irão voltar a operar no rio, mas não se sabe.