Como é voar pela Aerolíneas Argentinas – uma avaliação positiva

Denis Carvalho 11 · março · 2013

A Aerolíneas Argentinas disputa com a Iberia o posto de companhia aérea mais odiada entre os leitores dos Melhores Destinos. As duas aliás tem a mesma nota no Ranking MD de Companhias Aéreas – com média de 5,6 só ficam à frente das obscuras Air Italy e Taag. São tantas as reclamações que por um tempo até hesitamos em publicar as promoções da companhia argentina, apelidada carinhosamente pelos leitores de “Errolíneas Assassinas”. Mas será que os serviços da empresa estatal são de fato tão ruins ou será que ela paga por sua fama, após tantas idas e vindas entre privatizações e estatizações? Disposto a por lenha nessa discussão, o leitor Vinícius Garcia da Silva fez algo que muitos consideram impossível: uma avaliação positiva da companhia. Segundo ele, não se pode esperar da Aerolíneas um tratamento de Emirates, mas a argentina não está longe de nossas GOL e TAM. Será? Leia a avaliação e tire suas conclusões!

Meu nome é Vinícius e há algum tempo acompanho as promoções e matérias do Melhores Destinos. Já viajei ao Chile com as dicas postadas por vocês e indico sempre aos amigos interessados em viajar gastando pouco. Acompanhando recentemente as promoções do MD, especificamente da Aerolíneas Argentinas para Sydney, na Austrália, me surpreendi com tamanha rejeição dos leitores para com a companhia. Fiquei sem entender, pois há pouco havia feito uma série de viagens pela Argentina e fiquei satisfeitíssimo com os serviços da empresa. Daí veio a vontade de relatar pelo menos um dos meus trechos, para quem sabe mudar um pouco a concepção de alguns extremistas radicais anti-Aerolíneas perante a empresa.

Brincadeiras à parte, acho importante minha avaliação, haja visto que os destinos escolhidos por mim são operados exclusivamente por duas companhia aéreas: Aerolíneas e LAN, sendo a última com pouquíssimas opções de voos.

Compra

Em julho do ano passado, realizei a compra das minhas passagens, que incluíam no roteiro Ushuaia e El Calafate, na Patagônia Argentina, e Buenos Aires. A compra foi efetuada através do site da companhia, mas o pagamento não. A Aerolíneas reserva por 48 horas os dados referentes àquela aquisição no portal Virtually There. Ali sim é possível efetuar o pagamento, além de acessar diversas informações sobre os destinos escolhidos, tais como previsão do tempo na data de chegada, pontos de interesse, etc. Excetuando a maneira diferente de pagamento, o sistema é simplificado e 100% em português. Um dia após a confirmação da compra, já estava com os bilhetes em mãos.

Um mês antes da viagem, dois trechos sofreram alterações no horário. Um deles foi adiantado e o outro atrasado, ambos em uma hora. Os avisos foram feitos através de e-mail e imediatamente ouve emissão de novos bilhetes. Ponto para Aerolíneas!

Embarque

Enfim, dia do embarque e a viagem era longa. O voo AR1277 com destino ao Aeroporto Internacional Ezeiza, em Buenos Aires, partiria de Guarulhos às 2h10 da manhã, com pouso previsto para as 5h05. Como eu vinha de Belo Horizonte, cheguei a São Paulo por volta das 22 horas do dia anterior e logo fiz meu check-in, sem filas ou complicações.

Ultrapassei meu limite de bagagens em 3 kg e nada me foi cobrado. Vale lembrar que a franquia de bagagens da Aerolíneas e demais companhias para voos entre Brasil e Argentina é de apenas 20 kg. Para voos domésticos a empresa  permite o despacho de até 15kg. Ultrapassei o limite em todos os trechos e não paguei nada, sempre ouvindo dos simpáticos atendentes da companhia “no passa nada”.

Voo

O voo estava vazio e à 01h40 (nunca vi tamanho adiantamento) o pushback já havia se iniciado. A previsão de três horas de voo também foi superada e pousamos em Buenos Aires às 04h35. A aeronave era um Boeing 737-700, semelhante aos aviões da GOL.

Como todos comentam, é realmente uma aeronave mais antiga, com poltronas em couro escuro, espaço interno reduzido e serviço de bordo singelo. Uma hora após a decolagem foi servido um sanduíche frio com presunto de peito de peru, queijo e requeijão, acompanhado de alfajor branco e balas. Para beber, sucos, água e refrigerantes. Essa foi a refeição padrão para todos os trecho em que voei. O entretenimento ficou por conta da revista de bordo da companhia, em espanhol.

Buenos Aires a Ushuaia

A conexão para Ushuaia dar-se-ia às 14:20 em outro aeroporto da capital, o Aeroparque. Nove horas de espera entre um voo e outro e uma surpresa: a Aerolíneas oferece transporte gratuito entre os dois aeroportos em caso de conexão. Basta apresentar seu cartão de embarque no guichê da companhia e retirar o voucher do traslado, a ser realizado pela empresa Manuel Tienda Leon. Economizei aproximadamente 200 pesos, o equivalente a R$ 100. Mais um ponto positivo para a Aerolíneas!

Aeroporto Malvinas Argentinas (Ushuaia)

Chá de aeroporto e às 13h45 foi iniciado o embarque. Saímos no horário previsto e tínhamos previsão de chegada à capital da Província de Terra del Fuego às 17h55. É altamente aconselhável a escolha do assento na janela. Seja de qual lado for, a vista dos picos nevados e da Cordilheira dos Andes é de tirar o fôlego. Momentos antes do pouso todos estavam estáticos com seus rostos colados nas janelas. Muitos europeus visitam essa parte da Patagônia e, ao contrário de Buenos Aires, neste voo os brasileiros eram minoria. Às 17h30, pousávamos no fim do mundo, como é conhecida a cidade de Ushuaia, sem nenhum imprevisto.

Outros voos

Nos dias seguintes realizei mais alguns trechos pela Aerolíneas (Ushuaia – El Calafate / El Calafate – Buenos Aires / Buenos Aires – São Paulo). Em todas as oportunidades os horários foram cumpridos à risca, sem qualquer contratempo. Vale lembrar que os aeroportos de Ushuaia e El Calafate não são regidos pelo Argentina2000, órgão público semelhante a Infraero no Brasil. Eles são privatizados e isso implica em uma taxa de embarque paga à parte, no guichê da empresa (London Supply) responsável pela operação do aeroporto. As taxas variam de acordo com a localidade. Salvo engano, estão em torno de 25 pesos por pessoa.

Outro fator de destaque foi o preço. Todos os trechos, já incluídas as taxas, ficaram por R$ 1.210. Levando em consideração o fato de ser uma viagem internacional, na qual você conhece três cidades diferentes, e dada a distância entre os destinos, fiquei bastante satisfeito.

É isso. Não voem pela Aerolíneas com grandes expectativas e você se surpreenderá. Para quem está acostumado com GOL e TAM, sinceramente, não vi grandes diferenças. Aprovo e recomendo!

Agradecemos ao Vinícius pelo ótimo relato e convidamos os demais leitores que voaram com a Aerolíneas a deixar suas opiniões aqui no post e no Ranking de Companhias Aéreas. Se você fez ou vai fazer algum voo e quer avaliá-lo aqui para o Melhores Destinos entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Mirian

    Eu também não entendo o ranço todo com a Aerolíneas… tudo bem que viajei nela apenas uma vez, mas foi tranquilo. Também não me cobraram excesso de bagagem, o voo foi pontual e ainda ganhei uma ótima refeição especial (sem glúten) como tinha solicitado na reserva.

    • Leonardo Oliveira

      Excelente para o meu caso também. Voei hoje. Leonardo.

  • Cristina Queiroz

    Ótimo post! Já viajei algumas vezes pela Aerolíneas e, sinceramente, também não acho tão ruim como dizem. Também não acho pior que Gol, Tam ou TAP.

    • Rodrigoclt

      Eu acho isso engraçado, nunca viajei de Aerolíneas Arg. mas vou me referir a Ibéria por exemplo que todo mundo malha direto assim como a Aer. Arg., sinceramente para quem tem Gol e Tam no nosso país falar mal de outras companhias chega ser irônico.

      Para mim Gol, Tam, Ibéria, Tap, e TODAS as companhias americanas são todas a mesma droga, são todas um lixo aturáveis durante algumas horas.

      Se for para comparar com Singapore, Qatar, Malasia, Ana, aí tudo bem, a diferença será gritante, até mesmo com as outras companhias europeias tipo KLM, Lufthansa, Air France, tbm acho que ha bastante diferença.

      MAS QUEM USA GOL E TAM, PARA MIM NÃO TEM COMO FALAR MAU DE NENHUMA OUTRA COMPANHIA.

  • Adriana Magalh&atild

    Eu viajo para a patagônia argentina todos os anos. Já processei judicialmente a aerolineas duas vezes. Em 2012, milagrosamente, pegamos 5 voos da AA e deu tudo certo!

    O texto sobre minhas agruras na estatal argentina está aqui
    http://atravessarfronteiras.blogspot.com.br/2012/

    • Jimmy

      Estimada, AA é American Airlines. A estatal Aerolíneas Argentinas é AR. Slds.

  • Thiago Söthe

    Voei pela Aerolineas de Poa a Buenos Aires e de Buenos Aires a Santiago, Chile (voo operado pela Austral por jatos Embraer) e todos foram muito bons também. Não me foi cobrado excesso de peso, atendimento muito cordial, voos pontuais e preço extremamente vantajoso.

  • George

    Nunca voei pela Aerolineas, mas pela Iberia em um voo para Milao fui bem atendido e não tenho queixas da companhia. Tudo bem que os aviões não são os mais modernos, mas acho as queixas um tanto exageradas. Recentemente fiz um vôo GIG-MIA pela TAM e aí sim conheci o que é viajar em um avião sucateado e sem entretenimento.

  • Guillermo

    Errolíneas Assassinas? Essa companhia não tem um acidente com vítimas fatais desde o ano 1970…

    Muito bom o post!

    • Pois é, também não concordamos com o apelido, mas vira e mexe alguém chama ela assim! 🙂

    • Fabio Pedrosa

      Correto, do que adianta comer filé mignon em um voo para a Europa e não conseguir atravessar o oceano.
      Prefiro comer um sanduiche frio e chegar no destino sã e salvo.
      Adorei sua colocação!!!

  • José Maria Fr

    Vinicius, valeu pela avaliação! É realmente bom saber que há leitores aqui dispostos a tentar o novo e avaliar as companhias e serviços, deixando de lado a opinião negativa de muitos.

    Nunca voei pela Aerolíneas, mas já organizei viagens para familiares que, assim como você, só teceram elogios a companhia.

    O mesmo se passa com o ranço que vejo muitos leitores em relação à LAN ou AA, mas muito sequer pisaram em uma aeronave das companhias e vêm as mazelas da TAM e tudo culpam a LAN. Quando puderem conhecer os serviços da companhia, a atenção dada ao passageiro, o respeito à níveis de status oferecido aos passageiros frequentes, se surpreenderão. Falo isto pois tenho status alto na LAN e nas 3 companhias que acima citei, sou muito bem tratado e respeitado. Não espero de nenhuma companhia um serviço de bordo digno de restaurante francês, isso não existe mais, mas bom atendimento e atenção dedicada, isso sim valorizo.

    Parabéns mais uma vez! E parabéns ao MD por abir espaço para companhias "não muito bem vistas".

  • Nelson Godoy

    Bom, eu voei na época do Vulcão em 2011 para Buenos Aires e Bariloche, ta certo que foi em época caótica, mas TUDO que podia dar errado deu…, mala perdida todos os voos atrasados e total descaso por parte da empresa para com clientes e fui um dos que deram nota baixíssima para a Aerolineas.

    Falo isso pois estava junto com passageiros que voavam pela LAN e era simplesmente ABSURDA a diferença de atendimento.

    Preciso voar de novo para ver se mudo a minha avaliação, pois realmente a minha primeira viagem foi péssima…

  • Vinicius Garcia da S

    Obrigado à equipe MD por postarem minha avaliação. Como você mesmo disse Dênis, o post iria ser polêmico. Mas ao que tudo indica, os que voaram recentemente pela companhia já não à enxergam com tanto desdenho. Aos problemas citados por alguns leitores, vale lembrar que esse acontecem em diversas companhias. Minha noiva já teve bagagem extraviada pela Air France e ficou 3 dias em Paris sem roupas e sem nenhum auxílio. Teve que comprar peças baratas no Carrefour com seu próprio dinheiro. Voei pela Tam duas vezes no ano passado e tive duas malas danificadas. A burocracia para se conseguir um retorno é tanta, que deixei prá lá…

    Enfim, meu intuito com esse post não é colocar a Aerolíneas nas cabeças, e sim mostrar que esta pode ser uma boa opção, principalmente em voos que ligam o sul da Patagônia, onde ela é soberana!

  • Fernando Andreis

    Resumiu tudo, Rodrigo. Especialmente quando citou as Cias Aereas americanas, que hoje tem um numero enorme de voos no Brasil e um serviço bem fraco. Depois de muito tempo sem ir do Rio a SP de onibus, experimentei mes passado. Em materia de conforto e pontualidade fazem vergonha nas aereas que citou. E nem era Leito!

  • eduardo baro

    Nos tempos em que Marsans ou Iberia eram donas da Aerolineas até entendo o preconceito. Mas agora é pontual e continua sendo uma das companhias mais seguras do mundo. Para os voos domesticos os avioes sao os EMBRAER novinhos e achei a comida melhor que na Gol.

  • Mendonça J&ua

    Vinícius, este preço que você pagou foi referente à tarifa para estrangeiros ou você comprou como nacional? Pergunto isso porque já fiz diversas pesquisas e em vôos pela América do Sul operados pela LAN, TACA e Aerolíneas sempre sai um preço alto se comprar no site braisleiro e muito barato no site nacional, mas há um alerta informando que nas passagens adquiridas pelos nacionais devem haver a comprovação desta condição no momento do embarque.

    Alguém já conseguiu comprar assim?

    • José Maria Fr

      já comprei passagens da LAN (para mim) e para familina na Aerolineas, nunca tivemos problemas.

      Pela LAN marquei que estava no Chile, ele deu aquele alerta de que a tarifa é para residentes no Chile, mas finalizei a compra com cartão emitido no Brasil e viajei sem problemas de Santiago à Puerto Montt (ida e volta) e Santiago à Ilha de Pascoa (ida e volta) tudo por R$ 720, na época.

      No caso da Aerolineas comprei pra familia Buenos Aires-Bariloche (ida e volta) a mesma mensagem apareceu, mas nada foi solicitado de documentação comprovando residência.

      Acho que esta mensagem é apenas um alerta para eles cobrarem mais caro de nós, pois não faz nenhum sentido que durante o check-in fiquem conferindo a origem dos passageiros… quando compramos aparece aquela letrinha da classe de reserva, que é válida em todos os sistemas de reservas.

      • Lara

        Eu li que vc comprou passagem pela agencia de viagem da argentina e deu tudo certo. Eu to tentando comprar uma pelo site da bestday e aparece para colocar que é estrangeiro e sei que o preço vai mudar. Então se puder me ajudar… quer dizer que Não marco que sou estrangeira e coloco meu cpf ? To com um medo de comprar e dar tudo errado. Na asatej tb é assim, so que só aparece opcao para colocar a identidade dos argentinos, posso colocar a minha ? Comprei de Sao Paulo para Buenos aires, mas nao vale a pena. Por isso não sei o que fazer. To quase desistindo das milhas e comprar por S.Paulo mesmo.

  • Rodrigo Brianti

    Pra falar mal das cias de fora tem que estar muito bem servido aqui dentro! tenhá dó voar horas e te servirem 1 copo de coca cola ou uma agua???? Pra voar de Tam Gol e adorar, brasileiro tem mais é que andar de carroça!!

    • Jonas

      Acredite: essa Aerolíneas é pior! Bem pior!

  • José Maria Fr

    Vinícios, parabéns pelo post! Sua avaliação mostra de forma imparcial a Aerolíneas. Infelizmente vemos muitos aqui no MD que nunca entraram em aeronaves de algumas companhias e têm opiniões negativas.

    Não entendo como a maioria dos colegas aqui possuem ódio mortal da LAN ou AA por experiências isoladas que tiveram.

    Esquecem que estas, e outras companhias, minimamente respeitam seus clientes, oferecem serviços de bordo de qualidade (não to falando de um restaurante francês) e fazem valer o status de passageiros frequentes que possuem, o contrário do que TAM e GOL que dizem reconhecer seus passageiros frequentes, mas sequer um embarque prioritário organizado oferecem.

    A LAN para mim, é uma das melhores que temos na região, seja pelo respieto, por oferecer aos seus passageiros elite possibilidade de voarem em classe Premium sem combranças, respietarem os status, além da pontualidade e segurança dos vôos.

    Parabéns ao MD por permitir avaliação e publicação de promoções de companhias "menos desejadas". Temos que deixar de esteriotipar companhias por 1 única experiênica, acredito que para ter uma opinião válida, seja positiva, seja negativa, precisamos de pelos menos 3 voos. Opiniões negativas, sempre lembramos de publicar. As positivas, guardamos para nós!

  • Gilson de Azevedo

    Também tenho as mesmas impressões da Aerolíneas nos voos para a Patagônia. A chegada a Ushuaia é algo impressionante. De POA para BUE já fui de GOL e Aerolíneas, e não vejo muita diferença. O único porém é que em nenhuma das duas consegui reservar refeição vegetariana. Penso que nesse aspecto a chance de ficar com fome na maioria das empresas é grande. Pelo menos a Aerolíneas serve bebida quente (chá; não lembro se tinha café).

    Nunca viajei pela TAM e, quanto à comparação entre Gol e Aerolíneas, penso que em geral o pessoal argentino é muitas vezes mais atencioso.

  • RABUGENTO

    Aerolineas estava oferecendo "di gratis" mais uma escala para que fosse até a Argentina.

    Acho que vale a pena aproveitar.

  • Matheus Passos Silva

    Também não entendo o receio do pessoal com a Aerolíneas. Já viajei algumas vezes para a Argentina e os trechos internos (incluídos os dois citados na postagem) foram feitas nesta companhia, sem nenhum contratempo.

  • Vinicius Garcia da S

    Mendonça,

    O preço foi para o cidadão brasileiro, no site em português da Aerolíneas. Quando você acessa o portal da empresa pela primeira vez, te perguntam de onde é. Fiquei receoso em passar por qualquer contratempo me identificando como residente na Argentina, e como achei o preço muito bom, nem avaliei essa hopótese.

    • Mendonça J&ua

      Obrigado, Vinícius e José Maria. Da próxima vez, acho que vou arriscar. Em uma viagem que fiz ao Peru, pelo site da TACA era caríssima a passagem entre Lima e Cusco para não residentes no País. Acabei comprando de Lima para Arequipa e de Arequipa para Cusco, pois nestes trechos não havia diferença de preço entre residentes e estrangeiros. Para se ter uma ideia, paguei $90,00 já pelos dois trechos. Se fosse comprar somente de Lima para Cusco sairia $108,00. No final das contas, saiu mais barato e ainda pude conhecer mais um destino no Peru.

      • Ana Cristina Da Roch

        Interessante essa postagem, eu viajei dentro da Colombia ano passado e havia uma diferenca grande de preco entre o site da Avianca Colombia e o site Avianca Brasil para os mesmos trechos (Medellin – Cartagena e Cartagena – Bogota). Comprei pelo site colombiano da Avianca e nao me pediram comprovacao nenhuma nos aeroportos.

  • Nayara Aquino

    Nada de promoções pra Bariloche! Venho acompanhando o site mas só vi uma promoção que não ia até o fim do ano…. Será que não vai sair?

  • Leonardo Soares de S

    Você disse tudo José.Viajei de LAN o ano passado para a Patagônia desde Buenos e digo que é outro nível.Bem diferente de TAM e GOL.

  • Priscila Giordano

    Acabamos de fazer um roteiro semelhante. POA-BA-Ushuaia-Calafate-BA-Rio e não tivemos grandes problemas com AA. Muito semelhante a Gol realmente. Agora, nosso serviço de bordo de todos os trechos foram: suco de caixinha, barra de cereal, bolachas doces e mais outras opções de bebidas no carrinho, incluindo as quentes. Tivemos um contratempo sim. No retorno saímos de Calafate as 10 hs, trocamos de avião em BA com atraso e fizemos escala em Iguazu, quando todos tiveram que sair do avião e passar pela polícia federal e retornar para o mesmo avião. Achei isso estranho e contra-mão. Confesso que estávamos enjoados do kit comida quando partimos de Calafate. No trecho BA-Iguazu eles colocaram as culpas na turbulência para cancelar o serviço de bordo. Naquela enrolação de desce e sobe em Iguazu, ficamos sem beber nada desde as 15:00 até as 19:00, pois lá na sala de embarque não tem comércio algun. Por mais que já estivéssemos enjoados do kit de comida, no último trecho, que finalmente chegaria ao Rio,estávamos implorando por ele.

  • Carlos Alberto Da Si

    Também voei pela Aerolíneas em 2011 para Bariloche com conexão em Buenos Aires e foi tudo bem tanto na ida como na volta. As aeronaves (Boeing 737 até Buenos Aires e um MD 80 de Buenos Aires para Bariloche)eram antigas mas bem cuidadas. Os voos saíram nos horários e o que me chamou a atenção foi a leveza das manobras em todos os voos (pousos e decolagens principalmente). No ano passado fui para Frankfurt com a TAM no famoso 777 e durante o pouso na Alemanha deu a impressão que o piloto iria capotar a aeronave.

  • Sylvinha Fernandes

    Excelente relato!

  • Fernando Scofano

    O normal em vôos nacionais é isso mesmo, impressiona como os pousos costumam ser bruscos.

  • George

    Eu entendo perfeitamente esse tal do ranço. Fiz todos os trechos com eles. GRU-AEP, AEP – El Calafate, El Calafate – USH, USH – AEP e AEP – GRU.

    No trecho AEP – El Calafate o vôo atrasou somente 7 horas para decolar, sem nenhuma explicação ou informação e os monitores do Aeroparque não prestam para nada pois mantiveram o horário errado do meu vôo e de mais outros da Aerolíneas.

    Nos trecho USH – AEP, novo atraso de 3 horas, mas até aí já tínhamos aprendido a lidar com a cia. De uma hora para a outra todos os péssimos reviews fizeram sentido para mim.

    No trecho AEP – GRU um comissário derramou um copo de "jugo de naranja" em uma passageira. O que ele fez? Pedir desculpas que nâo foi. Deu papel para ela se limpar e fez cara de poucos amigos. Ela não ouviu um "perdóname" sequer.

    Não queria ter voado Lan, mas a agência de viagem deu como a única possibilidade para realizar estes trechos….

  • Lilian Brogna

    Eu sou mais uma que não entende a bronca com a Aerolíneas. Já fui pra Austrália 3 vezes de Aerolíneas, fora uma viagem ou outra aqui na América do Sul, e nunca tive o que reclamar. Há muitos anos atrás, o serviço não era grande coisa, mas nunca vi atendimento péssimo. A minha única reclamação seriam os atrasos em todas as conexões de uma das viagens, justamente quando a Aerolíneas estava no pico de sua crise. Mas mesmo assim, todos os voos foram cumpridos. Acredito que melhoraram muuuuito mesmo nestes últimos anos. Pra mim, um bilhão de vezes pior que a Aerolíneas é a Delta! Essa eu corro!!!

  • Gibson Junior

    Sou mais um que não xinga eles. Fui em 2011 de Salvador – Sao Paulo – BUE – Bariloche. Passaria 9 dias por lá. No dia do meu embarque o vulcão explodiu. Acreditem, na tarde em que eu arrumava as malas ele entrou em erupção e fechou o aeroporto de Bariloche. Eu já imaginava o pior. Sai de Sao Paulo no horário em direção a BUE achando que por lá ficaria. O avião era véio, a aeromoça feia e o voo vazio. Fora isso foi tudo ok, paguei por isso, então não poderia querer a Emirates. Dito e feito, quando chegamos no aeroparque tava um caos. Gente por todos os lados, filas intermináveis e acreditem que a comissária da aerolíneas nos levou para o balcão, explicou o que estava havendo e disse que nos colocariam num hotel de graça por 1 dia para ver se o espaço aéreo voltava ao normal. Nos deram transfer para o hotel, com alimentação completa e a possibilidade de remarcar para qualquer horário o voo para bariloche. Eu, espertamente não quis o primeiro do dia 6h da manha. Porque dessa forma eu teria condição de ver o que se passava sem sair às pressas do hotel. Como todos sabem o aeroporto de Bariloche só abriu meses depois. Eu fiquei em BUE por 6 dias, mudei de hotel e todo dia eu remarcava a passagem pra Bariloche na esperança. Até que no 6 dia eu vi que não daria certo e resolvi voltar pra Salvador. Eles não so remarcaram sem custo a minha volta pra Sao Paulo e ainda casaram o voo pela webjet de volta pra Salvador. Deu tudo certo, nenhum atraso, nenhuma mala perdida e fora os avioes véios e sujos tudo certo. Recomendo a quem quer pagar pouco, gosta de aventura e não se estressa por qualquer voo que atrasa.

  • Beul Cerceau

    Vinícius, gostaria de saber se você usou o cartão da Aerolineas plus para ganhar as milhas da viagem. Olhei pelo site e não entendi muito bem se para ganhar as milhas tenho que apresentar só na hora do check-in ou se tenho que apresentar o número na hora da compra dos bilhetes também. Obrigada!!!

  • Vanessa Ferreira de

    Olá Pessoal boa noite!

    Quero deixar aqui meu relato sobre a Empresa. Não conhecia, quando a um mês atrás comprei as passagens para Beunos Aires e depois de já compradas fui buscar informações a respeito dela na internet e fiquei passada com tantas informações negativas que decidi cancelar e pedir reembolso, mas a minha classe não permitia o reembolso então não cancelei. Fiquei muito ansiosa até o dia da viajem. No dia da viagem , precisamente em 21/03, cheguei no aeroporto, fiz meu check-in tranquilamentee o voô saiu no horário em ponto, o atedndimento a bordo foi ótimo.Ouvi dizer que as comissárias argentinas eram antipáticas, porém fui muito bem tratada. A volta foi pela Austral ( também da Aerolineas Argentina), gostei muito, aeronave da Embraer ( não lembro qual rs), lanchinho muito bom, faz tempo viu que não recebo um lanchinho de presunto e queijo em voos de menos de 3 horas com a Gol e Tam. Voo super pontual também. Com relação as bagagem , foram e voltaram intactas e as peguei muito rápido!

    Acredito muito nos problemas ocasionados por eles, porém vale a pena voar com eles,pois creio na melhora da Empresa e o preço é bem melhor.

    Outro ponto que vi é que desde segundo semestre de 2012 eles fazem parte da Sky Team.

    E o ponto mais importante, é a segurança, conforme pesquisado e o post do colega acima, desde 1970 eles não tem acidentes graves.

    • Jimmy

      É isso mesmo, Vanessa. Atualmente a companhia aérea Aerolíneas Argentinas faz parte do grupo Sky Team, que é muito exigente com as empresas que a compõem. Com a Aerolíneas Argentinas não poderia ser diferente, já que é a única empresa da América Latina que faz parte desse grupo tão seleto.

  • Loris

    Há muitos anos utilizo Aerolíneas para voos de Porto Alegre até a Argentina e francamente para este destino nenhuma outra empresa é melhor. Tem aviões modernos (Embraer) e com a melhor relação de espaço que conheço em aviões de empresas da América Latina. Ainda, tem uma coisa que poucos se dão conta que seus voos vão em sua maioria para o Aeroparque, que francamente é uma vantagem que não tem preço. Caso você não tenha que fazer conexão para voo internacional chegar no Aeroparque lhe dará pelo menos 6 horas para curtir Buenos Aires. Ruim mesmo é a Tam que cancelou seu voo direto de Porto Alegre para BA, mesmo que seus voos estivessem sempre com boa lotação.

  • Renato

    Ele teve sorte… tive a pior experiência aérea da minha vida com a Aerolineas… atualmente não aceito nem de graça!!

  • marcos vinicius

    francamente.
    A MELHOR COMPANIA AEREA DO MUNDO SE CHAMA POLTRONA DE CLASSE EXECUTIVA.
    de que adianta ter aeromoças sexys,bom sucos de frutas ,um bom lanche ou almoço se a viagem é feita em classe turistica.DEIXEM DE FRESCURA.

    • Leonardo

      Errado, se chama Primeira classe! Principalnente a minha ponte aérea, CDG – JFK, Delta/Air France à bordo do A380. Depois desta experiência, você só vai chamar de avião o A380.

  • Julia

    Também tive a PIOR experiência aérea da minha vida com a Aerolineas!!!
    NUNCA MAIS MESMO!! Nem de graça!!
    Funcionários mal preparados, mal educados e descaso total com passageiros que passaram o dia inteiro no aeroporto por conta do atraso do voo e sem ter nenhuma satisfação de nada, até sermos informados do cancelamento do voo após 5 horas de atraso.

  • Ricardo Fabris

    Já voei diversas vezes a Ushuaia e não vi problema. Nem mais nem menos que TAM ou GOL. Também fui a Roma no início do ano porque o preço compensava, partindo de Porto Alegre. O transporte entre os aeroportos é cortesia, como ocorre entre Congonhas e Guarulhos ou Viracopos e SP, por exemplo. A aeronave para Roma era um Airbus A340, moderno e confortável, o mesmo que a Swiss usa para Zurich. A única ausência foram os monitores individuais, já que os filmes rodam em TV's convencionais distribuídas na cabine, mas nada que um iPad não resolva. Comidinha normal de classe econômica, enfim, nada para reclamar. Detalhe: o aeroporto de Ezeiza está reformado e muito melhor que POA, GIG, GRU …

  • Andre Lemos

    Realmente essa Aerolineas Argentinas, bem como a estatal TAP, são uma grande porcaria.
    Total desrespeito dos funcionários com os passageiros.parecem que fazem favor.
    Fiz o pior voo da minha vida de BHZ para BA direto, com traslado de Ezeiza para Aeropark.Ficamos mais de 6 horas no aeroporto até embarcarmos para Ushuaia.Aviões super apertados. Horriveis.
    Na volta, cancelaram o voo de Ushuaia para El,Calafate, me trazendo enorme prejuízo, pois já havia pago o hotel e passeios nesta cidade.
    Não recomendo.

  • Francisco Baker

    O problema com as Aerolineas são os altos e baixos, sendo que os últimos são mais frequentes. Viajo ocasionalmente com eles há uns 40 anos e já passei por várias situações. Recentente fui do Rio a Buenos Aires descendo em Aeroparque num dos aviões novos que eles compraram da Embraer. Excelente equipamento, voo tranquilo embora o serviço de bordo seja praticamente inexistente (um sanduichinho frio de presunto em queijo com refrigerantes em tres horas e 15 min de voo). Voltei de Buenos AIres num voo recem inaugurado que vem direto a Brasília. Aí eles usam surrados Boeing 737, com poltronas apertadas, banheiros idem e o mesmo serviço de bordo porcaria. Para piorar as coisa o voo sai as 21h de lá e chega aqui as 2 da manhã. Mas o que eu achei realmente o cúmulo da descortesia, em se tratando de um voo entre Brasil e Argentina, é que eles não se dão ao trabalho nem de arriscar um portunhol para os avisos de bordo: é espanhol e ingles e estamos conversados. Bastava ler um texto em portugues para dar a impressão de algum interesse pela maioria dos passageiros a bordo. Nunca pensei que encontraria algo pior que Tam e Gol mas a Aerolineas ganha delas.

  • Marcos Paulo

    Viajei semana passada para El calafate.
    Na conexão de Buenos Aires para El calafate atrasaram o voo em 3 horas sem aviso.
    Na volta adiantaram meia hora sem aviso.

    De buenos aires para São Paulo atrasaram 30 min

    E pra fechar, minha mala sumiu.

    Todas as vezes que tento ligar na cia ninguém atende.

    lixo

  • carlos

    O cidadão se enganou quando disse que gastou 200 ARS, o equivalente a 100 Reais. 200 pesos arg. não são mais que 25 reais no paralelo da Florida!

  • Alice

    Também tive problemas com a empresa em um voo para Mendoza. Cancelaram o voo muitas vezes, houve muitas alterações de horário até o dia da viagem, atrasos, e ainda tive um stress com eles na volta porque a tal transferência gratuita que eles oferecem de Aeroparque para Ezeiza não é verdade. Acabei pagando pela transferência. Péssimo atendimento dos funcionários em terra. O pior é que a passagem que eu comprei nem tinha essas trocas de aeroporto.

    • como assim a transferencia gratuita entre aeroportos não é verdade??

    • Izabel

      Também quero saber se existe mesmo essa transferência gratuita?
      No Réveillon de 2014/2015, iremos para Santiago via Aerolineas e faremos uma conexão em aeroportos diferentes. Já estava contando com o transporte gratuito entre EZE e Aeroparque.

  • Marcelo Butzke

    Pretendemos compraram as passagens de Ushuaia para El Calafate pagando em pesos, mas o site das Aerolineas indica que as tarifas em pesos sao exclusivas para residentes na Argentina. Mudando no site o país para Brasil ha uma diferença grande de valor, quase o dobro. Alguem ja tentou isso, ou saberia dizer se ha algum problema em comprar as passagens em pesos e embarcar com documentos brasileiros, sem comprovar residência na Argentina?

  • Marceli

    Já viajei pela Ibéria e sinceramente não tenho nenhuma reclamação…
    Já a Aerolineas…

    Fomos para Bariloche no ano passado, compramos nossas passagens com antecedência e nosso voo foi cancelado… Para conseguirmos se alocados em outros voos foi um parto, mas depois de muitas idas e vindas nos colocaram num voo Florianópolis/ Porto Alegre/ Buenos Aires/ Bariloche… o que nos deu muitas horas de aeroporto!
    Como se já não bastassem as horas esperadas de espera entre um e outro voo, ficamos no aeroporto de Buenos Aires, abandonados, não só nós, mas o avião todo, correndo o risco do voo para Bariloche não sair!! Depois de horas aguardando sem nenhuma explicação da companhia aérea, nos informaram que o voo não poderia sair pois faltava tripulante!! Como assim??!!
    Passamos horas no aeroporto, todas as crianças do voo já dormindo pelo chão do aeroporto, até que resolveram o impasse e liberaram nosso embarque para Bariloche…

    Este ano estamos voltando para Bariloche… achamos que havia se tratado de um episódio isolado e vamos novamente de Aerolineas…
    Compramos nossas passagens com antecedência novamente, num ótimo voo, direto de Florianópolis, que estava no sistema da Aerolineas… mas pra nossa tristeza, o voo foi cancelado e agora, a 15 dias do nosso embarque estamos travando uma luta com a empresa para que nos coloquem em qualquer voo até nosso destino na data programada, pois já estamos com tudo pago lá!!
    E para piorar, este ano meu filho de 4 anos está indo conosco e as opções que estão nos oferecendo nos deixarão novamente por horas ( 3 horas e 20 minutos em São Paulo e 10 horas e 55 minutos em Buenos Aires) no aeroporto!!

  • Mari

    Pessoal, fui esse ano de Florianópolis para Bariloche com a Aerolíneas. Semanas antes do embarque nosso voo de volta, de Bariloche para Buenos Aires, teve uma alteração de horário que prejudicaria nosso voo para o Brasil. Liguei para o escritório da Aerolíneas em Florianópolis e eles nos realocaram para um voo uma hora mais cedo. Não tive problema nenhum, super tranquilo. Fizemos escalas em Porto Alegre e Buenos Aires tanto na ida quanto na volta. Não houve atraso e nenhum problema com malas. Pessoal nos atendeu com cordialidade, não tenho nenhuma reclamação.

  • Felipe

    Fui para Bariloche no final de outubro do ano passado com minha esposa, fazendo os trechos POA-AEP, AEP BRC, BRC-AEP e AEP-POA. Fomos de executiva e tudo ocorreu como manda o figurino, embarque preferencial, bagagens com limite maior e prioridade de retirada. Utilizamos aeronaves da Embraer em todos os trajetos, todas em bom estado de conservação e limpas, atendimento muito bom e condizente com o oferecido normalmente na executiva. Tivemos a data e o horário de vôo alterados aproximadamente 1 mês antes de viajar, nos rendendo um stop-over em BUE com a estadia de 1 dia paga pela Aerolíneas. O hotel era razoável e muito bem localizado, na av Callao, nos facilitando a estadia. Seria o único contratempo essa alteração, mas considero como bônus, pois a janta no porto madero estava sensacional!

  • Jonas

    Acredito ser a pior empresa aérea do planeta. Infelizmente não tem respeito por seus clientes. Os relatos sobre o que acontece com milhares de passageiros, infelizmente procedem. Tem justa má fama. Por não acreditar que chegasse a a tanto, comprei passagens por essa famigerada empresa por ter um preço mais baixo, não consegui embarcar, tive que comprar uma passagem da concorrente na última hora para viajar e hoje estou na justiça aguardando ressarcimento dos meus prejuízos. Evitem, evitem e evitem!!!

    • Marcus

      Caramba
      Estou ficando comedo da Aerolineas… Para aproveitar a parceria com o Smiles, troquei meus pontos para o El-Calafate e Ushuaia, saindo de BH. Consultando a situação da reserva nesta semana, vi que a última perna do voo (EZE-CNF) foi cancelada… detalhe: não recebi e-mail algum tanto da Aerolineas quanto do Smiles.
      Abri um chamado no Smiles e pediram 5 dia s úteis para responder.
      Tomara que não dê problema porque é minha viagem de réveillon e única época do ano na qual consigo viajar
      Flw.

      • Marcus

        kkkk
        Meu “Com medo” saiu todo embolado!!!! Sinal que já tô me borrando todo com essa história de cancelamento de voo.
        Abs

  • Graziela

    Pessoal, alguém pode me dizer qual é a franquia da bagagem de mão e da despachada nos voos da Aerolíneas referente ao trecho Buenos-Bariloche? Minha passagem é na classe econômica, isto significa dizer que é Turista ou Club Economy? Obrigada!

  • Angelica De Paula Cassiano

    Tínhamos um voo de el calafate para Buenos Aires as 2 da manhã do dia 10/12/2014, após, tínhamos conexão em buenos aires para o brasil. Chegamos ao Aeroporto de el calafate a meia noite e havia uma fila enorme, ninguém atendendo. Entramos na fila e ali ficamos até as duas, horário de saída do voo, sem nenhuma explicação, nada. As duas em ponto uma atendente comunicou que nao haveria mais o voo, só isso, disse que achava que era pelo tempo em buenos aires, mas consultamos e o tempo estava muito bom. A atendente disse que tinhamos que aguardar na fila pra marcar o proximo horario, ali ficamos até as 4:45 da manhã, cansados e sem atendimento. A empresa não disponibilizou sequer um copo de agua para as pessoas que tiveram que aguardar na fila por quase 5 horas. Quando finalmente fomos atendidos, o novo horario ficou para as 17 horas do dia seguinte e cada um com seus problemas se nao tinhamos pra onde ir ou como, ou seja 17 horas no aeroporto esperando. Em Buenos Aires finalmente, nosso voo seria as 20:55, mudaram para as 22:20, mas fomos informados que o voo para o Brasil nao tinha hora para sair, mas felizmente, só atrasou mais 15 minutos. O serivço de bordo é bem pobre,, mas até aí nao tenho o que reclamar tanto, já que são voos razoavelmente mais curtos, os comissarios nao são os reis da simpatia, mas também nao são mal educados, enfim, se eu puder evitar, com certeza nao voo mais pela cia

  • ‘Rafael A. Zambelli

    Já tive a oportunidade de voar pela Austral e pela Aerolíneas por duas vezes, fazendo os trechos São Paulo-Buenos Aires (AEP) e Buenos Aires-Córdoba, não tenho do que reclamar!

  • angela

    PESSIMO SAC!!!! Meus sogros q são argentinos viajsram agora dia 24 de dezembro de volta pra Argentina e simplismente desapareceram com as 4 malas deles, detalhe como meu sogro é de idade e tem pouca experiência colocou toda a medicação dele para diabetes em uma das malas… Não dão assistência nenhuma, só informam q a mala ainda esta em GRU e nenhum dos telefones deles atendem hoje nem o 0800 esta funcionando !!!!! TOTAS AS ROUPAS DELES ESTÃO NESSAS MALAS POIS ESTAVAM VOLTANDO DEFINITIVO PRA ARGENTINA!!!!

  • Diogo Cipriano

    Voei Aerolineas de BH para Miami( com escala em Buenos Aires opereado pela austral em um embraer 190), e voltei da mesma forma. Ida dia 22/11/2014 e volta 12/12/2014. Durante a viagem voei Delta de Miami a NYC e de NYC a Orlando. Não tive problemas de atraso em nenhum dos voos, Não paguei excesso em nenhum deles. em um dos voos delta viram que a minha bagagem de mão estava grande demais e despacharam do portão de embarque sem que eu pagasse nada (comprei as passagens lá e não dão direito a bagagem). Voei sem grandes pretensões sabendo que as 3 cias aereas são “odiadas” e me surpreendi muito! Achei os voos super tranquilos apesar dos aviões muito velhos nos trechos menores. volto a voar em todas elas e indico com certeza!
    Obs: delta não oferece lanche gratuito nos voos internos nos EUA com passagens compradas lá, só uns pacotinhos de amendoin com refrigerante e não dão direito a bagagem, só a de mão.

    Obs 2: tive upgrade nos dois voos da Austral (ida e volta BH/BsAs) e voamos numa especie de executiva. Deram até kit de higiene + tapa olhos, cobertor e travesseiro. foram os melhores voos e os da delta os piores.

  • Christyan

    Eu voei nesta empresa, Gru a Ny, conexão em Buenos Aires foi o problema o voo saiu atrasado 4 horas, na volta minha mala, roubaram produtos….

  • Lucas Bastos

    O grande problema que tive com a Aerolineas foi de comunicação com a empresa antes do vôo, pois nos guichês dos aeroportos sempre estavam vazios e não conseguia entrar em contato com eles para tirar duvidas sobre a bagagem. Tirando isto, fui muito bem recepcionado na hora do embarque, aeronave muito confortável, um ótimo vôo realizado dentro dos prazos pré-determinados e um serviço de bordo bom para o preço que é pago.

  • fernanda

    viajei na aerolineas argentina foi minha primeira viaje para exterior e não tenho que reclama fui bem atendida e irei novamente em dezembro desse ano não tenho que reclama foi tudo sobre controle…. gostei

  • Stella

    Olá,

    Comprei passagens de Miami para Florianópolis, com escala em Buenos Aires, com milhas Smiles.
    A conformação aparece no site virtually there, mas não consegui marcar os assentos no momento da compra.
    Alguém sabe informção como faço para fazer a marcação de assentos?

  • Veiga

    Eu gostei de viajar por ela.
    Fomos bem atendidos e a viagem bem tranquila.

  • Ed O

    Esta avaliacao nao tem muito valor para se avaliar o aspecto mais importante de uma viagem que e relacionado a possibilidade do voo ser cancelado ou remarcado e como a companhia aerea lida com os passageiros nestes casos. Esta e apenas o relato de uma viagem….nao tem nenhum valor para saber como outras viagens serao……

  • Phellipe Chiesi

    Sinceramente não sei o que acontece, a impressão que as pessoas passam é de um viajante que sempre voou em executiva e um dia pegou econômica.
    Aerolineas é super tranquila, se comparar com as daqui do Brasil, ela ta mais pra Avianca e Azul do que para Gol e TAM que nada oferecem no voo (mas que também acho super tranquilo)
    Eu sou um viajante de econômica e sempre que possível promocional, minha expectativa é que o voo seja tranquilo e suba e desça bem, não espero que me ofereçam muita coisa além do normal e sempre viajo tranquilo.

  • Guilherme Monteiro Ferreira

    Sou um fã declarado da Aerolineas Argentinas.

    Sou de São Paulo e viajo todos os anos para Buenos Aires… Tenho paixão por esse lugar, sinto-me em casa estando lá! Já tive a oportunidade de testar todas as companhias aéreas que fazem esse trecho e, na minha humilde opinião, ela supera TAM, GOL e LAN facilmente, perdendo apenas para as gigantes estrangeiras (Qatar e Turkish, que mesmo com a desvantagem de chegarem em Ezeiza, distante há 40 minutos do centro da capital, compensam nas aeronaves modernas e ultra confortáveis e no serviço 5 estrelas).

    Voo com a AR desde que comecei a viajar para BsAs, ainda nos anos 90, e desde essa época ela oferece um serviço longe do luxo, mas muito pontual,confortável e honesto, totalmente de acordo com o serviço adequado para um voo internacional com duração de 2:30 horas.

  • Flavio G. Kar

    Voei em vários trechos pela Aerolíneas este mês e só achei que o espaço entre bancos é muiittooo pequeno. Um verdadeiro confinamento, principalmente quando o voo está cheio. Fiz o trecho Curitiba Buenos Aires direto pela AUSTRAL que pertence a Aerolíneas. Este é perfeito, Embraer 190, configuração de bancos 2 x 2 bom espaço, bem confortável. Ruim em todo o time é o entretenimento a bordo.