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Aerolíneas Argentinas deixará de operar voos a Sydney em abril. Curitiba e Florianópolis estão nos planos

Denis Carvalho
14/11/2013 às 12:50

Aerolíneas Argentinas deixará de operar voos a Sydney em abril. Curitiba e Florianópolis estão nos planos

Já tratamos desse assunto neste post, mas agora é oficial. A Aerolíneas Argentinas anunciou que deixará de operar os voos de Buenos Aires a Sydney a partir do dia 12 de abril de 2014. Apesar da qualidade questionável dos voos e serviços prestados na rota – em especial quanto a atrasos e cancelamentos – a notícia é muito ruim para quem planeja uma viagem à Austrália e Nova Zelândia, já que a companhia argentina quase sempre oferecia os preços mais baixos e acabava forçando também a concorrência. Por outro lado, a companhia planeja novos voos para cidades brasileiras, como Curitiba e Florianópolis.

Com a decisão, a única companhia a operar voos da Oceania à América do Sul será a Qantas, que voa de Santiago a Sydney. Por outro lado, temos visto as grandes companhias árabes investindo com força na rota, com ótimas promoções de São Paulo a Melbourne ou Perth com a Etihad e Qatar Airways. 

A notícia é péssima para os argentinos, que deixarão de ter um voo direto à cidade australiana. É bom lembrar que até o ano passado eles tinham também a opção da Qantas, que acabou trocando seu hub em Buenos Aires para Santiago, de onde o acordo com a LAN permite uma distribuição excelente de passageiros para todos os países próximos.

A Aerolíneas informou que todos os bilhetes emitidos terão que ter a viagem concluída até 2 de abril. Quem já comprou viagens de ida ou volta após essa data deve solicitar o reembolso sem multa à companhia. Os passageiros que já estão em viagem pela Oceania com retorno após o dia 2 de abril se deram bem: a Aerolíneas vai reacomodá-los em voos da Etihad ou Emirates de volta ao Brasil!

 O fim da mais longa rota da Aerolíneas se deve a alguns fatores como a baixa rentabilidade dos voos e às restrições de peso no A340-200 para que pudesse cumprir a extensão do voo – 20% das poltronas precisam viajar vazias, além de restrições na carga transportada.Com um avião com mais de vinte anos de idade, a companhia não tem conseguido disputar mercado, mesmo com tarifas mais baixas.

Voos para o Brasil

A companhia afirmou que a decisão é parte de sua nova estratégia, que vai focar os voos na América do Sul, Estados Unidos e Europa, além de aumentar a malha doméstica em 22% no ano que vem.

Com relação ao Brasil, estão previstos novos voos a Florianópolis a partir de janeiro e a Curitiba em março. Resta saber se as rotas á capital catarinense serão mantidas após a temporada ou apenas operadas como charter.

Dica do leitor Diego Saraiva

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