Aerolíneas Argentinas entra na Skyteam e aproxima GOL da aliança

Denis Carvalho 31 · agosto · 2012

A Aerolíneas Argentinas é a mais nova integrante da aliança global SkyTeam, que agora passa a contar com 18 companhias aéreas  no mundo todo. A partir de agora, os passageiros que voarem com a companhia argentina poderão pontuar em programas de milhagem de empresas como Delta, Aeroméxico, Air France, KLM, Alitalia ou Korean Air. A entrada da companhia argentina estreita os laços da GOL com a aliança global, já que a brasileira é parceira da argentina por meio de um acordo de compartilhamento de voos (interline).

Com o novo acordo, os passageiros que fizerem voos com a Aerolíneas poderão escolher qualquer uma das empresas da SkyTeam para receber suas milhas. Da mesma forma, será possível receber pontos no Aerolíneas Plus por voos nas companhias parceiras. O acordo servirá ainda para a emissão de bilhetes nas companhias parcerias com pontos no programa da empresa argentina e vice-versa.

Uma prova de que a Skyteam está de olho na GOL é a declaração do diretor da aliança, Michael Wisbrun. Ao dar as boas-vindas à Aerolíneas, que destacou que o grupo continuará a concentrar esforços na América do Sul e citou a expansão do acordo entre a GOL e a Delta, que adquiriu parte do capital da companhia brasileira: “Delta e Aeroméxico são players importantes no mercado latino-americano e estão pavimentando o caminho para novas oportunidades na região”. Em outras oportunidades, executivos da Skyteam já citaram a GOL como exemplo de companhia que pode ingressar na aliança no futuro.

Vale lembrar que há pouco mais de um ano a Aerolíneas firmou um acordo de codeshare com a própria Delta, que acabou sendo a porta de entrada da argentina na aliança global. Outro ponto importante é que muitas das companhias com as quais a GOL possui parcerias são da SkyTeam: Ais France, KLM, Alitalia, Air Europa, China Eastern e Korean Air, além das já citadas Aerolíneas e Delta.

Com a nova aquisição, a Skyteam abre distância da Oneworld na segunda colocação entre as companhias globais, tendo 18 membros contra 12 da concorrente, que no futuro deve receber a TAM. A liderança é ocupada pela Star Alliance, que conta com 28 membros no mundo todo. Há rumores de que a Avianca Brasil possa entrar na SA em 2013, já que a Avianca/TACAm que pertence ao mesmo dono, filou-se neste ano.

Veja a notícia da filiação da Aerolíneas nos sites da Skyteam e da companhia argentina

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Coitada da Skyteam!!!

    Não, sério, espero que a Aerolíneas melhore muito.

    Quem nunca teve ou ouviu uma estória negativa deles?

    Torço para que melhorem de verdade.

  • Valdinho Pellin

    Olá. Alguém sabe como está a questão da fusão dos pogramas Multiplus da Tam e Lanpass da Lan? Estou com milhas da Tam para uma viagem a Colômbia no final do ano mas por causa da fusão só a Lan vai voar pra lá agora. Ou seja, provavelmente não posso usar milhas da Tam para fazer esse voô na Lan. Ou seja, as empresas se fundem, alteram as rotas e a integração dos programas nada….. aff

  • EDSON SIEG

    Boa notícia p quem gosta da Aliança, mas acho curioso a Skyteam selecinar companhias tão ruins. Aerolienas já foi considerada 2 estrelas pelo Skytrax e é a pior companhia em que muita gente já q já viajou, a China Airlines está entre as piores companhias do mundo em questão de segurança, Alitalia, Aireuropa e Delta tb não são lá essas coisas, a Alitalia já foi muito pior, no caso da Delta pela dificuldade de usar o seu programa de milhagem, pois é necessária uma bonificação normalmente superior a de outros programas, é tipo Iberia, programa muito ruim. Com de exceção da Aeroméxico, Air France/KLM e talvez umas 2 companhias a Skyteam acho q tá formando um time cada vez pior.

    • Thiago Castro

      Concordo contigo Edson, mas o importante é termos mais opções para usar (e adquirir) milhas.

  • Apesar do Constantino Jr. negar, a GOL linhas Aéreas já "namora" com vários membros da SkyTeam. Só falta anunciar o noivado e preparar o casamento.

  • Brum

    Tomara q a GOL entre logo na Skyteam, pra q tenhamos algum benefício/vantagem em andar naquelas latas de sardinha desconfortáveis e sem lanchinho uhauhauhahuahu =P

  • Henrique Badan

    Podemos dizer que a Skyteam é a segunda divisão da aviação? Alguns jogadores bons e o resto caneleiros!!!

    • Brum

      hhuhuuhauhauhuahuhauh

      quase isso! ^^

  • Paulo

    Apesar de não ser novidade pois esse anuncio de namoro entre a Aerolíneas e a Sky Team já havia sido divulgada a muito tempo, a imagem que se passa é que a Gol se aproxima do Sky Team, porém algo me diz que o final da novela não será esse, pois acho que a Gol é o player preferencial para a compra da TAP e ela sofrerá um assédio muito grande da Star Alliance com a saída da Tam e a proximidade da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos já que a Star ficará sem nenhuma cia Brasileira.

    • Thiago Castro

      Ainda que a Gol compre a Tap (oq eu acho muito difícil), acho muito improvável que a Gol fosse pra SA. Todas as parcerias da Gol indicam a SkyTeam.

    • Goes

      Ah bixo.. pelo que tudo indica a Gol fica mesmo com a Skyteam e a Avianca com a Star Alliance já que o seu 'pai" acabou de entrar na SA.

      Bom para nós que se tudo isso se concretizar temos mais opções…..

  • Lucas Grifa

    Concordo com o Paulo…Acho que mesma com os problemas que a Gol está enfretrando nos ultimos meses, ela é uma forte condidata a compra da TAP… A Gol tem + de 1,5b em caixa e com certeza, nosso BNDES financiaria esta compra…

  • Daniel Matos

    Não creio que isso va mudar alguma coisa se entrarem pra Skyteam. Baixo custo de operações e serviços é uma opção da companhia, não uma imposição de uma aliança aérea comercial.

  • Daniel Matos

    Pelo que eu sei você pode usar seus pontos do Multiplus na Lan e vice-versa normalmente. Acho que já até saiu post recente aqui no MD falando sobre isso.

    • Valdinho Pellin

      Daniel,

      Vou verificar isso com alguma agência de viagens mas até onde pesquisei acho que ainda não dá não….. elas ainda devem estar em programas diferentes e não se fundiram em um programa específico….mas vou verificar mais a fundo isso….

  • Paulo

    Bem, os antigos parceiros da Tam antes da SA eram: Air France, KLM e AA, quando ela recebeu investidas da SA após a falência da Varig, deu um pé em todas essas parcerias consolidas, se comparar com o quadro atual, não vejo muita diferença. Quando a Varig quebrou, o Constantino sempre falava que não tinha interesse de comprar, assim como fala hoje sobre a TAP, mas a TAP cairia como luva para resolver um pepino da Gol chamado Varig.

  • Diego

    Tomare que a GOL nao entre na Skyteam. Pra se ter uma idéia, a menor quantidade de milhas pra emitir um trecho pros EUA pela Skyteam são 60.000 milhas. Na GOL é possível emitir com 25.000. Onde está a vantagem?

  • Flavio

    Diogo, essas estórias que você ouviu são coisas do passado, dos anos que a Aerolineas estava sob a administração da Iberia. Depois de ter sido novemnete nacionalizada a companhia melhorou muitisimo. Seria bom que você confira.

    • Rubens

      Flávio tenho certeza que esta equivocado, porque a Aerolineas piorou e muitíssimo nos últimos anos, mesmo com o subsídios do governo argentino e empresa esta péssima. Atrasos e cancelamentos de vôos sao muito comuns. Só pesquisar aqui mesmo no MD veras a opinião de quem TENTOU (na maioria das vezes ) voar com eles.

  • Tudo bom Edson!? Quanto tempo… A SkyTeam é isso mesmo… vai coletando o que está pelo caminho. Abraços! Qual a próxima trip?

    • EDSON SIEG

      Oi Delatorre! Verdade, quanto tempo, sinto falta das suas análises inteligentes. E a Skyteam vai realmente coletando as sobras, os programas de recompensas destas companhias estão entre os piores e o serviço prestado tb. Não sei se adianta ter mais possibilidades de viajar por meio de compartilhamento, e passar aborrecimento. Não sou do tipo q acha q viagem de avião tem q ter luxo e comida excelente quando se paga pouco, mas não acho justo pagar mesmo q seja pouco e não ter o mínimo. A aerolineas é mestre em fazer isso. E outras da Sky vão no mesmo rumo. Prefiro tentar usar a STAR ou a OneW. Estas sim têm algumas companhias top. Abração!

  • São essas incoerências que fazem o Constantino querer distância de uma aliança…que fique assim mesmo.

  • Marcos

    Skyteam só tem bagaço, coitados… O que salva é a KLM e a Airfrance.

  • Felipe

    aaaaaah, não falem mal da Aerolineas Argentinas… ela foi tão boazinha comigo deixando eu embarcar de Bogotá pra Buenos Aires, quando o check-in já tava fechado, o vôo praticamente saindo, e eu super atrasado… hahahaha! TAM e GOL (e com razão) não iriam me dar uma colher de chá dessas!

    Vida Longa à simpática Aerolíneas Argentinas!

  • Thiago

    Sempre foi possível emitir bilhetes LAN pela TAM, mas apenas pela central de atendimento por telefone.

  • Diego

    Eu também torço com todas as letras para não haver aliança. Considero o programa SMILES um dos melhores programas para acúmulo e resgate de milhas.

  • Brum

    Eu sei q não vai mudar, por isso que eu disse q já q continuaremos tendo esse serviço low-cost da GOL, então que tenhamos mais opções de resgatar/acumular as milhas Smiles.

    🙂

  • Thiago Castro

    Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se a gol entrar para a SkyTeam e passar a colocar trechos a 60 mil milhas, simplesmente ninguém vai emitir. Bem, pelo menos eu não emitiria de jeito nenhum!!! Se bem q gente q paga isso na Tam. Fala sério!!!

  • link

    gosto muito da aerolineas argentinas pela sua historia de superaçao o que o recalde estar fazendo estar com nota 10 porque a cia em pouco tempo estar com tudo novo e ainda mehor na skyteam para lutar de igual para igual com lan argentina com uma diferença a skyteam e´ bem maior do oneworld e por isso vai mais longe. a diferença da skyteam da star alliance estar muito menor hoje , e ainda vai diminuir com a saida da tap , us airways , tam a star e´ a maior aliança mais poderia ter escolhido melhor as suas participantes e agora a star estar encolhendo fincando menor , sem muitas opçoes para cobri o vazio deixado por seus ex membros o fato da air india quase foi uma star , ainda nao foi explicado e a jet airwais estar indeciso a latam poderia

    • link

      continuaçao. latam poderia ainda fica na star alliance se a star nao convida – se avianca e taca e por isso a tam para nao pagar a multa para sair da star diz que a aliança ja sabia que a tam iria sair por causa da avianca e taca . as cias da skyteam sao exelentes como garuda e aeroflot ganhadores de premios e todas as cias sao legais com otima qualidade de serviço e premiados tambem . a gol nao entrar na skyteam por que a gol nao quer invertir entrando na skyteam . por causa de achar que as cias aereas nao prestam que o brasil nao tem mais cia aerea nacional a varig estava voando quase da mesma maneira que aerolineas no passado com avioes velhos a varig faliu e as aerolineas argentinas estar voando parabens a nova aerolineas argentinas e a skyteam por seu nova cia .

  • Brum

    Nossa, que texto confuso!

    Sem falar no monte de besteiras q vc escreveu, vishe! ><

  • Thiago Castro

    Não consigo ler texto sem pontuação e além disso está muito desconexo, ou seja, não entendi nada.

  • Lucas Grifa

    Concordo com tigo Paulo… Se não me engano, está previsto para o dia 07/09 agora o anuncio de quem comprará a Tap (senão me engano)…

  • Paulo

    Li algo no jornal que a concorrência feita pelo governo português será em novembro, mas como a crise esta feia, acho que eles podem antecipar isso. A mesma nota dizia q a Tam e a Avianca eram as brasileiras no páreo, mas só entrariam se houvesse financiamento do BNDES, oq acho muito errado, afinal a Latam é uma cia Chilena e a Avianca de um colombiano. A Gol é a única cia que restou genuinamente brasileira!

  • link

    nao sabia que existe uma regra na internet . simples a star alliance nao e´essa maravilha de aliança ao ponto de afirma que a skyteam so´ tem porcaria aerea e o que uma e´ egyptair na star alliance ou uma iberia e air berlin na oneworld . a klm e korean air e´ muito melhor e estar skyteam. o brasil nao tem cia aerea nacional portanto respeitem a cia aerea dos outos paises como as aerolineas cias aeras dos argentinos . a tam agora e´ latam dos chilenos.

  • Ernesto Paglia

    Viajei de AA e destestei!!!! avioes descuidados e o que acontece com a companhia é um reflexo do pais. Todo se deteriorando a passos largos! Argentina era um pais bonito e com gente bonita e educada. Hoje é mais parecido com Bolivia e venezuela !