TAM melhora a regra para acumular pontos no Fidelidade voando na TAP

Denis Carvalho 5 · abril · 2012

Na semana passada o Melhores Destinos publicou uma matéria mostrando as regras de acúmulo de pontos no programa TAM Fidelidade voando em companhias parceiras. O post teve milhares de acessos e dezenas de comentários, especialmente criticando a mudança da TAM com relação à TAP: desde outubro os clientes praticamente só recebiam pontos no Fidelidade se voassem na classe executiva.

Coincidência ou não, a TAM resolveu voltar atrás na medida e nesta semana divulgou novas regras para o acordo com a companhia portuguesa. Agora, além das classes Y e B, as passagens de classe econômica com código M, H e Q da TAP pontuam 100% das milhas voadas. Além disso, as passagens classe K, L, G, S, U, W, P e V, que não davam direito a nenhum ponto passaram a garantir 50% das milhas voadas com a TAP.

As boas notícias também favorecem quem voa com a classe executiva (C, D, Z e J), que tiveram a pontuação aumentada de 125% para 150%.

O programa manteve excluídas as passagens de classes executiva I e R e econômica E, T, N, A, X, O e F, portanto é bom prestar atenção na hora da compra para não ter uma surpresa negativa ao checar o extrato do seu Fidelidade.

As mudanças valem para voos a partir do dia 1º de abril de 2012 e as viagens anteriores à data permanecem na regra antiga, infelizmente. As demais companhias não tiveram alteração nas regras, que como as da TAP podem ser consultadas no site do TAM Fidelidade.

Com dica dos leitores Vitor Borges, José Marques e Ana Paula

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Mariana

    Meu Deus, viajei pra Itália dia 30 e ainda tentei pontuar, mas pelo visto não vai adiantar muita coisa!

  • Alê

    É muito gratificante quando uma empresa escuta os apelos de seus clientes. Isso traz um grande diferencial!

  • Thiago Castro

    A TAM lê o Melhores Destinos… Rs.. 🙂

  • Sera que se voar pela Lan tbm ganha pontos pra TAm?

  • Espero que eles melhorem o esquema para as demais empresas parceiras.

    O procedimento de anotação dos pontos continua moroso.

    O lance é torcer!

  • Daniele Rodrigues

    alguém sabe me informar se eu consigo transferir as milhas que tenho no victoria (TAP) para a Tam?

    • Denis Martins

      Daniele, acredito que isso não seja possível

  • Mendonça J&ua

    E não é mesmo! A única maneira de pontuar voando em companhia parceira é, no momento do check-in, indicar o número do cartão do programa da companhia na qual se pretende que os pontos sejam creditados. Ou, caso não tenha indicado nada no check-in, solicitar o crédito.

  • Eduardo Frogeri

    A Tam poderia ler o melhores destinos novamente, e melhorar as regras para quem viaja Lufthansa/Swiss… Fui para Munique via Zurique pela Swiss e pontuei, porém no retorno de Roma para Guarulhos via Munique pela Lufthansa não pontuei nada!!! Absurdo! A TAM alega que a tarifa paga não vale para pontuação, e o mais curioso é que não paguei promoção nenhuma, era a tarifa mais cara da classe ecônomica da Lufthansa… Enfim, o serviço de milhagem da TAM está de mal a pior ultimamente…

    • Matheus Souza

      Ou você poderia ler melhor as condições de acúmulo de milhas.

      Culpar a companhia depois de ter voado não resolve nada, a não ser que você tenha razão.

  • Feliciano Martins

    Isso só vem a reforçar a importância do Melhores Destinos. Realmente INDISPENSÁVEL!!

    Valeu MD!

  • Oscar Luiz

    É muita pretensão da TAM querer limitar a pontuação nos voos das parceiras da Star Alliance. Até parece que ela tem uma cobertura como uma Lufthansa, United e SAA. ACORDA TAM!

  • Carolinne Nunes

    Gente tá rolando uma promoção bacana na GOL… Não sei se o MD já divulgou.

    Eu perdi o meu voo para o feriado (Manaus x Rio), e só estava encontrando passagens com preços exorbitantes para embarcar nos próximos voos, então decidi esperar até o feriado de 1º de maio… Daí encontrei uma ida por R$ 260,00 e achei o preço ótimo já que eu só estava encontrando passagens por R$1300,00. Deem uma conferida lá no site da GOL! Um abraço!

  • Vito

    Promoção na Tam e na Gol!

  • Rosangela

    Melhores Destino já nos(familia/amigos), otimas dicas e oportunidades de aproveitarmos nossos tempos vagos.Mas nos ultimos temos tempos está caindo na eficiêcia, que era o diferencial. Sinto muito por isso, pois ia direto pegar as informações para depois navegar.(informações sem precisão). Obrigada.

    • Denis Martins

      Rosângela, desculpe mas realmente não consegui entender o que você quis dizer.

  • Adriana

    Consigo tirar passagens no site da Tam para viagens dentro dos EUA?OU so em lojas?

    tem em MIAMI loja da TAM?

    Quais as cias que voam dentro dos EUA que sao parceiras da TAM?

  • Ficamos muito grato com Melhores Destinos pela notícia hoje postada em função dos resultados gerados pelos clientes na matéria anterior. São diversos usuários nosso que perderam pontos no Tam Fidelidade por voarem em outras CIAs dentre elas a TAP principalmente.

  • Thais

    Que boa notícia! Viajarei com minha família agora dia 13 de Abril pela TAP. Só conferir o código da classe em que viajaremos para conseguir pontos. Já estava desiludida com o post antigo, mas agora, boas notícias!!!

    Valeu Tam!

    Valeu Melhores Destinos!

  • Luiz Castro

    A TAM deveria se preocupar também em resolver o problema que seus clientes têm quando querem viajar pela TAM utilizando a pontuação conquistada no Programa INfidelidade, mas não conseguem fazer isso utilizando uma pontuação "aceitável". Estou há mais de mês tentando emitir passagem de ida e volta para a Europa em setembro, porém, em quase todos os dias deste mês só se encontra passagens com 100.000 pontos por trecho , um total desrespeito. Já estou mudando de cartão de crédito para poder direcionar os pontos para a GOL…

  • David

    Parei de me preocupar com estas porcarias de pontos de milhagem pra viajar, sinceramente uma decepção, nunca há vaga para trocar os pontos, as datas são sempre em épocas ruins, as passagens ficam para vender até os últimos instantes com as agencias de viagem e o pior após se acumular os pontos necessários pra viajar, eles mudam a pontuação pra mais, além do que o número de passagens a disposição é minima, nos piores bancos e horários de voo.

    Cansei de bancar o troxa. Sinceramente se pudesse não voaria mais!

  • Pedro

    Concordo 100%! Essas atitudes ajudam e muito a imagem da TAM, que ficou um pouco arranhada com essa mudança na pontuação de bilhetes TAP.

  • Ygor

    Daniele, cada programa é um programa individual. Não é possível a troca de milhagem entre programas diferentes.

  • Ygor

    Curioso a tam dizer que tarifas tais e tais não pontuarem. E são muitas as tarifas. Por isso sempre credito as milhas da Star Alliance nos programa Mileage Plus, da United airlines. NUNCA tive problemas com isso. E já viajei em diversas cias da Star…

  • Wagner Belo

    Também sou mais um que integra o coro dos que consideram absurda essa falta de respeito com quem sempre escolhe a acompanhia pelas alianças e mantendo a fidelidade à empresa. Viajei a Europa pela TAP simplesmente por acreditar que pontuaria no Fideliadde e fui supreendido com esse desrespeito, já que a divulgação do fato foi feita de forma muito discreta. Para minha surpresa, o voo da TAP não poderia ser pior. Aeronaves muito velhas, sistema de entretenimento a bordo quase nulo pois as telas eram televisões de tubo de imagem que desciam do teto da aeronave bem no estilo dos vôos que eu fazia nos anos 90, e o atendimento das comissárias não podia ser mais deselegante. Decididamente a TAP está deixando de ser uma opção viável e se a TAM não mudar este comportamente irresponsável com os clientes, também deixará de ser minha opção. Com a abertura de mercado no Brasil, cada vez temos mais opções e essas empresas precisam ter consciência de que se não nos tratarem bem e com o devido respeito, vamos buscar outras. O prejuízo não será meu, e sim delas pois a insatisfação apresentada não é só minha e pode ser facilmente ser percebida com a rápida leitura dos posts neste site. Obrigado Melhores Destinos pela possibilidade de expor nossos descontentamentos, pois tenho a mais absoluta certeza que as empresas aéreas também lêem essas mensagens.

  • Melissa

    obrigada por sempre nos manter informados sobre coisas tao importantes!

  • Melissa

    infelizmente to concordando com vc, uma ilusao! raramente consigo trocar os pontos de forma satisfatoria tb. comecei a trocar por chapinha, vaporizador… coisas do genero

  • Oscar Luiz

    Uma dica para quem voa pouco e quer ter status Gold da Star Alliance: filie-se ao programa Miles & Bonus, da Aegean Airlines: com 4000 milhas, já é Star Silver e com 20000 milhas já é Star Gold. Não tem essa papagaiada da TAM. http://en.aegeanair.com/milesandbonus/

  • marcos lou

    pra mim a tam continua sendo uma empresa mesquinha , se vcs prestarem atençao oq eles fizeram e quase nada perto doque eles tiraram , por isso mesmo escrevi o nome tam com letras minusculas …..essa empresa nao merece meu respeito,,,estou entrando com uma açao judicial contra a tam , uma vez que recebi a resposta do fale com o presidente dizento que a cia nao se responsabiliza por informaçoes erradas dadas por seus funcionarios , informaçoes essas gravadas … é um absurdo………

  • marcos lou

    eita …. eu ate tentei ler de ponta cabeça pra ver se entendia oq a Rozangela escreveu , mas tbm nao deu certo, tenta denovo querida..

  • Danillo Magalh&atild

    Ótimo!

  • Oscar, mas para ganhar esses status basta computar pontos voando TAM na Aegean, ou é necessário ganhar os pontos voando pela Aegean?

  • Kátia K

    Lamentável que as regras só estejam valendo a partir de 1 de abreil de 2012, pois quando viajei em novembro de 2011, em nenhum momento a TAP me informou que a classe econômica não pontuava. A gente se sente enganada.

  • Eduardo Favila

    Quando sairá a matéria sobre a pontuação GOL Smiles KLM?

  • Guilherme

    Pessoal, onde vejo no meu bilhete aéreo o código/classe para saber se tenho direito à pontuação????

  • Sonia

    Transferi 120 mil milhas do meu cartão de crédito p/a TAM e estou com dificuldades de usar-las,pois a TAM não tem disponibilidade de passagens com milhas reduzidas,apenas por absurdos 65mil por trecho p/os Estados Unidos!Conclusão:130mil milhas ida e volta p/a América do Norte!Estão cobrando mais do na classe executiva em baixa temporada!

  • Denis Martins
  • Eduardo Brand&atilde

    Prezados, desculpa ter que discordar do texto desta matéria, mas a TAM e TAP não melhoraram o sistema de pontuação, elas apenas VOLTARAM ATRÁS na decisão de enganar totalmente o cliente.

    Acontece que antes os pontos eram totais, agora, para as mais comuns classes de passagens pontuam 50%. Durante o período de novembro até mês passado sequer pontuaram.

    Eu estou com processo no PROCON.

    Já fiz reclamação no site RECLAME AQUI e vocês que também foram lesados façam o mesmo pois vcs vão ganhar. Eu cito no site RECLAME AQUI todos os pontos da lei dos direitos do CONSUMIDOR.

    Leia em
    http://www.reclameaqui.com.br/2571402/tam-linhas-

    Cito os emails recebidos.

    Outra coisa: na hora de comprar a passagem pelos sites NUNCA nos é informado a classe que estamos comprando, apenas, se é ACCESS, MAX, etc etc. Ou seja, é outra forma de iludir e enganar o consumidor combatido pelo PROCON.

    Vão lá no site RECLAME AQUI e requeiram e vão no PROCON.

    Parabéns ao MELHORES DESTINOS PELO EXCELENTE CONTEÚDO E POR ESTAREM SEMPRE NOS MANTENDO ATUALIZADOS SOBRE ESSE SETOR.

    Grato

    Eduardo B. Tavares

    PS: fidelidade vermelho, imaginem se não fosse!

    • Denis Martins

      Eduardo, aí é questão de enfoque mesmo. Optamos por "melhorou" porque havíamos dado uma matéria na semana anterior sobre as regras e porque a TAM não voltou integralmente ao modelo anterior, mas sem dúvida é válido dizer que ela apenas voltou atrás com esse corte dos pontos na classe econômica!

  • Eduardo Brand&atilde

    Obrigado Denis!

    E continuem fazendo esse excelente trabalho! Sou fã deste site! Abs

  • Juliano

    Quando se credita voo de parceiro na Tam, ela paga conforme a milhagem do voo ou de acordo com a tabela dos voos tam, por ex. America do Norte 5000 pontos?

  • Adelaide

    POIS É, MAS O FUNCIONÁRIO QUE AFIRMOU ISSO NAO ENTENDE QUE NO DIREITO EXISTE A CHAMADA "LEI DA APARENCIA", isto é, FUNCIONÁRIOS QUE REPRESENTAM A EMPRESA U ATÉ AQUELE QUE NAO SAO FUNCIONÁRIOS MAS QUE "APARENTAM SER FUNCIONÁRIOS" E DÃO INFORMAÇÕES ERRADAS QUEM RESPONDE POR ISSO É A PRÓPRIA EMPRESA. Com certeza, a TAM ainda precisa aprender muito sobre cmo tratar bem os seus clientes. Lamentável.