Azul anuncia acordo de interline com a United Airlines

Denis Carvalho 16 · janeiro · 2014

A Azul Linhas Aéreas e a United Airlines assinaram um acordo de interline, que permitirá que a companhia aérea dos Estados Unidos emita bilhetes para os mais de 100 destinos oferecidos pela Azul no Brasil. Segundo as companhias, as passagens desse acordo já estão disponíveis por meio de todos os canais de vendas da United e as tarifas irão abranger a rota completa, ou seja, o valor total do bilhete prevê os trechos das duas companhias.

“Este é o terceiro acordo de Interline que fazemos com companhias internacionais com operação no país e estamos bastante otimistas, já que temos boa conectividade em diversos aeroportos”,  afirma Marcelo Bento, diretor de Planejamento e Alianças da Azul. Atualmente, a empresa mantém acordos também com a TAP e Etihad Airways. 

A parceria beneficiará diretamente os clientes que desembarcam nos aeroportos internacionais de Guarulhos e Galeão, onde a United Airlines opera. De lá, poderão conectar-se a qualquer destino operado pela Azul com apenas um check-in até o destino final. Entretanto, por conta da necessidade de passagem pela alfândega ao entrar no Brasil, o passageiro proveniente de voos da United precisará retirar suas bagagens na esteira e despachá-las novamente no balcão da Azul. A esses passageiros, a Azul honrará a franquia de bagagem de duas peças de 32 quilos cada.

Com a saída próxima da TAM da Star Alliance, novos acordos como este deverão ser fechados, já que as companhias consideram insuficiente a malha da Avianca Brasil, que vai substituir a TAM na SA. A Azul também tem sido sondada pela aliança global para se associar, mas a medida é vista com ressalvas por membros da Star Alliance, que consideram a brasileira como low cost.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • onde que a Azul é low cost, gente.

    • Pois é, também acho estranho isso!

    • Max

      Low cost? Oi?
      Além de ter um serviço MUITO melhor que a gol, que já fez acordos outros, de LOW os custos da azul não tem nada… Os preços estã em muito superiores aos das concorrentes.

      • A azul é low cost e não low fare, ela trabalha de forma e ser econômica (redução de custos e sinergia de recursos) e não de forma que a tarifa seja econômica é essa a diferença entre low cost e low fare.

        • Luiz Eduardo

          Certo. Então a Star Alliance está confundindo ou fomos nós, não entendi…
          O que posso falar é que já andei nas duas. O serviço da Azul é infinitamente melhor do que na United.
          Em vôo doméstico da United vc só ganha água e para usar o entretenimento vc tem que pagar. Não dá para acessar o serviço sequer para chegar o mapa da viagem!
          E se vc não compra o serviço eles ainda ficam te mostrando propaganda… Uma piada!

          A Southwest que tem serviço low-fare e low-cost e que opera nos EUA dá um pau na United. Se a Star Alliance fosse esperta incluia a Azul, e não o contrário…

  • Raone

    Ola. ficou uma duvida. Em caso de bilhetes separados, eles também honrarão a franquia?

    • sergio

      O acordo é honrado se o bilhete for emitido em um único documento/e-tkt emitido pela UA.

  • Funciona Brasil -> EUA? Digo, consigo comprar passagem a partir de uma cidade que tenha azul, para um destino nos eua? (Pela Azul ou United)

    • Rafael

      Somente vai funcionar se você comprar pela United.

  • Vitor hugo

    Quando entra em vigor?
    Caso eu compre uma passagem GRU-EWR, e compre o trecho CNF-GRU pela azul a franquia de bagagem será honrada?

    • MTorres

      Normalmente NÃO. Mas as vezes consegui fazer isso.

  • George Cunha

    Alguém achou alguma que tenha trecho operado pela Azul? "Segundo as companhias, as passagens desse acordo já estão disponíveis por meio de todos os canais de vendas da United"

  • Erika

    E se Azul entrar para Star Alliance vai ser muito bom…A smiles e a multiplus vão ter qe pensar muito bem o que vao fazer para não perder seus clientes.

    • Max

      A meu ver, isso depende do trem ligando GRU a CPQ, o 1o a principal porta de entrada internacional e o 2o o principal HUB da brasileira.

  • Rafael

    A jetBlue é lowcost? Se for, talvez seja por isso que os gringos confundiram a azul como low cost.

    • Cláudio

      Não acho que os CEO das grandes companhias aéreas estão sujeitos a esse tipo de engano na hora de avaliar o mercado hehe

  • Rodrigo

    Com isso dá pra comprar bilhetes United Airlines com pontos Azul?

    • Adriano

      Não.

    • marcel

      Não , infelizmente.

  • Rodrigo Oliveira

    Para mim a Azul é puro marketing, pois o serviço por ela prestado é somente o essencial que toda empresa aérea deveria prestar.
    A começar pela comida (não vôo de aviãosó para comer mas é algo que faz diferença) que nem é comida de verdade.
    Antigamente minha referência de empresa aérea careira era a TAM. Agora é a Azul. Será que pelo preço que pagamos num vôo da Azul o serviço poderia ser melhor? Eu penso que sim. Mas muito provavelmente a grana que pagamos é destinada em boa parte para pagar os custos de operação que certamente são altíssimos.
    Quanto à GOL, tenho ouvido comentários positivos de quem voa com ela (pontualidade, aeronaves novas e etc), exceto no que diz respeito às refeições pagas.

    • O povo se ilude com a Azul pelo fato de ter TV ao vivo em quase todas as aeronaves, isso é bom, mas temos que considerar o conjunto da obra…

  • Isso pode fazer a United operar voos em Campinas no futuro? Seria ótimo ter um voo VCP – NYC.

  • Ótima notícia!

    Espero que em muito breve (Mais precisamente em Maio/14 quando o novo terminal ficará pronto) tenhamos vôos internacionais em Viracopos (Além do da TAP para Lisboa)!