25 acessórios de viagem que você precisa ter na sua bagagem!

Monique Renne 12 · agosto · 2016

Travesseiro de pescoço, tag de mala, carregador portátil, cadeado, fone de ouvido, nécessaire… Ufa! É tanta coisinha para pensar na hora de viajar que podemos muitas vezes nos esquecer do principal: se divertir! Porém a verdade é que alguns acessórios de viagem são tão importantes que a falta deles pode causar um problemão! Pensando em como ajudar a melhorar a sua experiência ao decolar para um novo destino, separamos algumas dicas de acessórios e utensílios que podem ser muito úteis durante a viagem. Destino definido e passagens compradas? É hora de começar a pensar na viagem que acaba de se tornar uma realidade e não mais um sonho distante.

Para levar no avião

Almofada de pescoço – Os modelos de travesseiros e almofadas de pescoço à venda já atingiram patamares inimagináveis. Há travesseiros de vários formatos, desenhos, texturas e tecidos. Tem travesseiro inflável e até travesseiro que vibra e faz massagem. Escolha o seu predileto e aproveite para tirar uma soneca durante o voo. Sabemos que a classe econômica não está entre os lugares mais confortáveis do mundo, por isso uma forcinha extra sempre ajuda!

Protetor auricular e máscara para os olhos –  Se o barulho no avião estiver intenso e você quiser mesmo apagar e descansar, experimente levar um kit com protetor auricular e uma máscara para os olhos. O silêncio e o escurinho certamente ajudarão a relaxar durante o voo e você chegará ao seu destino bem mais descansado.

Fone de ouvido e entretenimento para o voo – Apesar de ser comum a distribuição de fones de ouvido em voos longos, nem sempre eles têm boa qualidade. Se você realmente quiser curtir o entretimento de bordo, leve o seu próprio fone de ouvido. Mas se você não vive sem o seu seriado predileto, tem uma lista de filmes pra botar em dia ou já sabe que o voo não tem tela individual, leve a sua própria diversão! Vale baixar filmes no telefone, no tablet ou mesmo levar livros e revistas. Tudo ajuda a passar o tempo.

Cobertor – Não é raro que os voos tenham temperatura ambiente nada agradável. Muitas vezes o frio é tão intenso que se torna impossível descansar. Quem é friorento e não quer passar aperto precisa se prevenir. Nem todos os voos distribuem cobertores para os passageiros. Por isso, leve o seu. Mesmo que seja um pequenino. Vale um lenço grande, um bom casaco e um par de meias também. Tudo para ajudar a tornar a viagem mais agradável.

Caneta – Dica esquisita? Nem tanto! Muita gente esquece que ao entrar em outros países será necessário preencher formulários de imigração e de alfândega. É bem chato passar aperto dentro do avião e na fila da imigração simplesmente por não ter uma caneta. Por isso, leve a sua!

Acessórios para aumentar a segurança

Tag de mala – Item básico entre os viajantes, a tag tem a função clara de identificar o dono da mala. Ela ajuda muito quando a bagagem é extraviada, mas também vale para tirar a dúvida quando há malas muito semelhantes. As tags de mala podem ser de infinitos tipos, mas o ideal é que sejam resistentes, bem presas à bagagem e que os dados de identificação do passageiro não estejam expostos.

Prefira tags onde os dados pessoais, como telefone e endereço, estejam escondidos por uma capa ou escritos no verso do papel da tag. Assim você não ficará exposto à ação de pessoas mal intencionadas. Importante! Mantenha sempre seus dados, como telefone e endereço, atualizados. Além da tag, você poderá utilizar também fitas de identificação. Vale até mesmo fitinhas coloridas da Bahia. O importante é deixar a sua mala diferente das demais. Lembre-se também de usar tags nas bagagens de mão. Sempre há o risco de esquecer a bolsa ou a mochila por aí.

tag-mala-acessorio-viagem
Tag AliExpress

Capa de mala – A popularização da capa de mala é recente e ainda não pegou entre todos os passageiros. A capa ajuda muito na hora de identificar a mala, dificulta a ação de pessoas que queiram arrombar a bagagem e, principalmente, protegem a mala de danos. Com a capa a sua mala certamente vai ficar mais limpa, ter menos arranhões e durar muito mais! Vale o investimento.

Caso queira economizar ou não deseje uma capa de mala, vale adquirir alguns sacos plásticos grandes onde a mala possa ser embalada. Eles são vendidos em lojas especializadas em embalagens e custam entre um e dois reais. São os mesmos utilizados pelas companhias aéreas, mas, infelizmente, raramente elas oferecem aos passageiros. Leve o seu próprio saco e peça para a atendente do balcão passar uma fita. Custa baratinho e ajuda bastante a proteger! Se a grana estiver sobrando e você quiser proteger a mala de danos e de extravios, experimente os serviços de embalagem disponíveis nos aeroportos. Eles costumam ter preços um pouco salgados, mas garantem maior segurança.

capa-mala-md-acessorio-viagem

Cadeados e lacres de segurança – Trancar bem a mala nunca é demais. Por mais que a sua bagagem tenha o cadeado próprio, vale investir em outros meios de segurança. Caso opte por um cadeado extra, dê preferência aos cadeados TSA, que permitem a abertura por agentes de aeroportos autorizados (assim eles não irão arrombar a sua mala). Outra boa maneira de garantir a segurança são os lacres de plástico numerados. Antes de embarcar, faça uma foto do número do lacre na sua mala e confira ao pegar a bagagem. Caso tenha sido violado, você saberá e poderá comprovar o arrombamento. Acredite, será mais difícil escolherem para arrombar uma mala com cadeado, lacre e capa de proteção. Cadeados também devem ser colocados nas malas de mão. Ninguém pode garantir que a sua mala não será violada enquanto você estiver dormindo no avião.

Capa de passaporte – Pode parecer um exagero à primeira vista, mas capas de passaporte são muito úteis! Elas evitam, por exemplo, acidentes com bebidas. Se você derramar um café sobre o passaporte, ele estará protegido. As capas também ajudam a “organizar” os documentos de viagem. Você poderá deixar na capa documentos como comprovante de vacina internacional, seguro de viagem, cartões de embarque e formulários de imigração. Tudo relacionado aos seus voos poderá ficar juntinho e seguro.

capa-passaporte-acessorio-viagem
Capa de passaporte AliExpress

Doleira e porta documentos – A doleira, muito comum em décadas passadas, estava quase se tornando objeto de museu. Porém com o aumento das taxas para uso do cartão de crédito no exterior elas voltaram à moda e agora são fundamentais para a segurança de quem viaja com muito dinheiro. Desconfortáveis e até um pouco bregas, as doleiras ainda são eficientes. Elas guardam o dinheiro em segurança e, o mais importante, junto ao corpo! Isso evita que o montante seja furtado de uma bolsa ou mochila. Há também passageiros que usam porta documentos para juntar tudo relacionado à viagem. Para quem tem a cabeça um pouco nas nuvens, não é má idéia pendurar tudo no pescoço. É estranho, mas certamente seguro!

Cadeados com cabo (como os de bicicleta) – Pode parecer uma dica estranha, mas cadeados com cabo são excelentes aliados para quem viaja e quer desligar um pouco mais. Você poderá usar o cabo para amarrar bolsas em restaurantes (acreditem, presenciei um furto que aconteceu em menos de 2 segundos em uma lanchonete em Barcelona); prender a mochila na árvore para tirar uma soneca no parque; manter todas as bolsas juntas em uma praia; ou, é claro, para prender a bike que você alugar durante a viagem. As possibilidades são muitas, mas a certeza é de que você poderá ficar mais tranquilo com seus bens amarradinhos. A dica é especialmente dedicada aos que viajam sozinhos e não têm com quem deixar a bolsa pra dar um mergulho no mar.

Acessórios para levar na mala

Organizadores de bagagem e nécessaire – A boa e velha nécessaire ganhou releituras e hoje a bolsinha para organizar a mala vai muito além de apenas acumular produtos de higiene pessoal. É possível adquirir organizadores completos, com bolsas especiais para sapatos, roupas, soutiens, meias e o que mais você quiser guardar. Cada coisa em seu lugar e tudo separadinho para ajudar a não bagunçar a mala. Os preços são camaradas e com R$ 35 é possível comprar um kit básico com várias bolsas de tamanhos e formatos diferentes. Ao escolher por um modelo, prefira os que oferecem tecidos impermeáveis e leves, para não ocupar espaço, não pesar e ainda proteger de eventuais acidentes.

organizador-mala-acessorio-viagem
Organizador AliExpress

Potes para produtos de higiene e produtos com tamanho especial para viagem – Acredite! Não é necessário levar um pote inteiro de shampoo para uma viagem de final de semana, muito menos um tubo de protetor solar ou 500ml de creme para pentear para um dia de praia. A dica vale para todos os outros itens necessários para higiene pessoal em viagem, de pasta de dente a creme para pentear. Adquira alguns potes de plástico, com tamanhos variados, que poderão ser utilizados de acordo com o tempo da viagem. Transfira do pote original produtos como shampoo, condicionador, cremes para o cabelo, cremes para o corpo, protetor solar e outros. Para produtos que não podem ter o pote trocado – como espuma de barbear, pasta de dente e desodorante – prefira comprar os tamanhos menores (muitas marcas já vendem tamanho viagem para vários produtos). Não se esqueça de identificar todos os potes e também de fechá-los muito bem! Caso não vá despachar a bagagem, compre embalagens que obedeçam aos limites estabelecidos nos aeroportos.

 Saco a vácuo – Você não saberá a utilidade deles até o dia em que simplesmente não conseguir fechar a mala. Sim! Isso pode acontecer com qualquer pessoa, especialmente quando essa pessoa viaja e encontra várias ofertas inesperadas e produtos irresistíveis. Nessa hora, um simples saco a vácuo poderá resolver todos os seus problemas! Diferente do que muitos pensam, nem todos os sacos a vácuo precisam de bombas de sucção. Alguns, feitos especialmente para malas de viagem, podem funcionar apenas enrolando o saco com as roupas dentro. É como mágica! Você coloca as roupas no saco, enrola até todo o ar sair e fecha o zíper. Pronto! Você terá um volume muito menor de roupas e vai caber tudo na bagagem. Para evitar o problema, tenha sempre um saco reserva na mala quando viajar. Ele pesa quase nada e resolve quase tudo.

saco-vacuo-acessorios-viagem

 

Sacolas de viagem – Se o problema de espaço persistir, é hora de começar a levar uma sacola de viagem extra dentro da mala. Escolha sacolas que sejam resistentes, leves e que ocupem quase nada de espaço. Elas poderão ser úteis durante a viagem, para fazer compras ou levar para a praia, e ainda servirão para despachar aquelas comprinhas extras. Prático, indolor e muito mais fácil do que levar duas malas. Além de tudo as sacolas têm preços bem camaradas.

sacola-viagem
Sacola AliExpress

Balança de viagem – Com limites de bagagem cada vez mais restritos é preciso começar a tomar cuidado com o peso da mala. Na hora que bater aquela dúvida sobre quão pesada está a sua, que tal ter uma balança pra ajudar? Ela podem economizar tempo, dinheiro e todo o stress que você passará no aeroporto ao perceber que ultrapassou os limites da companhia aérea. As balanças já custam bem baratinho. Por R$ 20 reais dá pra garantir a pesagem da sua mala ainda no hotel e remanejar o que for preciso.

Bolsas de proteção para bebidas – Para os viajantes que adoram trazer algumas lembranças em formato de garrafas, vale investir em embalagens de proteção para bebidas. Elas ocupam pouco espaço na mala na ida e salvam aquele seu maravilhoso vinho ou a tequila que vai fazer a festa da galera na volta. Evite a fadiga com garrafas quebradas e o “enrola enrola” de roupas e meias para proteção. Tá na hora de virar um profissional! A embalagem em formato de garrafa e com plástico bolha pode tranquilamente ir vazia na mala e voltar cheia de felicidade e, claro, bebidas. Prático e reutilizável!

wineskin-acessorio-viagem
Protetor WineSkin

Bolsa impermeável ou saco estanque – Só damos valor a uma boa bolsa impermeável quando a nossa mochila cai do barco e afunda com o celular ou a câmera fotográfica dentro. Multiplique este acidente por infinitas possibilidades de desastres que envolvem mar, piscina, cachoeiras ou mesmo uma tempestade. Proteger seus bens de um belo banho nunca é demais, especialmente se você está embarcando para um destino onde a água estará presente. A bolsa pode ser pequenina, apenas para eletrônicos e documentos, ou bem grande, como uma mochila. O importante é ter consciência de que desastres acontecem e a próxima vítima poderá ser você. Garanta a segurança dos seus bens.

Toalha de alta absorção – Pequenas e eficientes, as toalhas de alta absorção tem múltiplos usos. Essa não é uma referência ao Guia do Mochileiro das Galáxias, onde a toalha é item indispensável na vida de um viajante, mas podemos garantir que ela ajuda um bocado! As toalhas de alta absorção são mesmo eficientes, seja para resolver um acidente envolvendo água, seja para aquele hotel onde a toalha tem limpeza duvidosa ou para ser usada simplesmente para sentar na praia. O fato é que elas são pequenas, leves e absorvem muito mais água que uma toalha normal. Vale o investimento!

Lenços desinfetantes, protetor de assento sanitário e álcool gel – Este é o nosso kit limpeza. Se você é o tipo de viajante que repara em vasos sanitários sujos, não suporta a idéia de pensar que nunca limparam o controle remoto daquele hotel esquisito ou detesta pegar nos apoios do metrô e escadas, esta dica é para você! Lenços desinfetantes são excelentes aliados da limpeza básica, especialmente de objetos de uso comum, como vasos sanitários. Já o álcool gel ajuda na limpeza das mãos antes das refeições ou depois de pegar em lugares onde muita gente pegou antes de você. E protetor de assento sanitário, bem, ajuda um bocado quando bate aquela vontade incontrolável de ir ao banheiro no meio da rua! Infelizmente lenços desinfetantes não são comuns no Brasil. Se você viajar para o exterior e considerar o item fundamental (eu considero e entendo quem considera), faça um estoque para viagens futuras. Algumas embalagens são pequenininhas e cabem perfeitamente na bolsa. Álcool gel e protetores de assento podem ser facilmente encontrados em drogarias.

lenco-desinfetante-acessorio-viagem

Talheres e canivete – Vale ter tudo em um só acessório! Nem é preciso ser o MacGyver para saber que um canivete suíço e um conjunto de talheres têm muita utilidade. A começar por aquela maravilhosa baguete e aquele queijo delicioso que você comprou no mercado mas não tem como cortar. Sem falar na garrafa de vinho, fechada porque não há por perto um saca-rolhas. Por isso, um kit básico de utilidade pode ser bem-vindo em uma viagem. Ah! Se você não pretende despachar a mala, esqueça essa dica. O canivete não pode estar na bagagem de mão.

Adaptador de tomadas e extensão – Que raiva chegar no quarto do hotel e perceber que a tomada não é a mesma do seu aparelho eletrônico, não é? Evite o problema e tenha sempre um adaptador universal. Ele garante sucesso em todos os países, até mesmo aqui no Brasil, onde a tomada é… Diferente! Não se esqueça também de uma extensão. Ela será útil em hotéis onde há poucas tomadas ou no aeroporto, onde você poderá se tornar o sucesso da sala de embarque ao fornecer tomadas extras para os passageiros (e para você mesmo, claro).

adaptador-tomada-acessorios-viagem

Carregador de bateria portátil – A quem queremos enganar? Todo mundo é mesmo louco pelo celular e não vive sem bateria. Por isso, nada de ter um ataque cardíaco ao perceber que você está a 5% de se desconectar do mundo. Garanta 100% de vida online levando um carregador portátil para a viagem. Vale também levar um carregador veicular, especialmente se estiver viajando de carro.

E você? Já passou aperto em viagem porque sentiu falta de algum acessório? O que não pode faltar na sua mala de jeito nenhum? Conte pra gente!

*Os produtos apresentados neste post têm caráter meramente ilustrativo. 

Publicado por

Monique Renne

Editora de Destinos

  • Thales

    Quero saber um site legal e confiavel para eu Comprar essas TAGS DE MALAS E CAPINHA também , e a capa do passaporte

    • Breno Vieira

      aliexpress

    • Thamires Cristioli

      Olá… comprei tudo pelo Aliexpress, não demorou nem 1 mês para chegar… Geralmente demora mais em final de ano e no começo de ano por conta do ano novo chinês. 🙂

      • Thales

        Ai vou comprar mês que vem para viajar em Novembro… HAHA Comprar capa para passaporte , tag para mala e capinha para mala tambem… Vem tudo junto?

  • Pedro

    A dica do cadeado com uma pequena corrente é show.. eu faço isso.. tenho um cabo de aço revestido de plastico… quando viajamos, agrupamos todas as malas de mão e passamos a corrente com o cadeado… a gente fica mais despreocupado…

  • Oi Feliciano, por enquanto não tem para vender. Quem sabe no futuro! 🙂

  • Victorio Krause

    Ai que post nada a ver, daqui a pouco o MD vai perder a caracteristica e o objetido dele: nossas passagens super em conta! Adoro o MD mas esses posts descaracterizam um pouco,é so uma singela observacao de quem adora os posts de promocao!

    • Victorio, compreendemos sua opinião, mas ressaltamos que temos muitos leitores, com preferências bem diversificadas. Por isso, no site novo, criamos espaço para posts de notícias, programas de fidelidade, reviews, guias de destinos etc. Não atrapalha em nada as promoções, que ganharam bastante destaque! 🙂

    • Thalitta Sousa

      Post nada a ver ? Pra mim se postassem uma receita de bolo ae sim fugiria do assunto rsrsrs

    • Roger Aaron

      Pra mim tem tudo a ver, se considerar esses itens, pode economizar em algumas coisas durante a viagem.

  • Monique Renne

    As últimas compras que fiz demoraram menos de 15 dias 😉

  • Lia Costa

    Feliciano, existem vários sites e recomendo alguns que fazem mala personalizadas: Starbag, Skingbag e etc.

  • Guacira Costa

    Muito bom post. Parabéns

  • Thalitta Sousa

    Eu ja seguia muitas dicas , ate da extensão de tomada que ninguem me falou e mesmo assim levei e foi de grande utilidade

  • RABUGENTO SFQNS

    Canivete…. Lembro-me que na volta de LIS, no Portela já estava na esteira do RX quando lembrei do canivete de 8cm que estava em meu bolso. Rapidamente joguei-o na lateral de minha bolsa de mão e tudo pra esteira… Lógico que viram mas confundiram a bagagem e pegaram a bolsa de minha sogra que teve tudo vasculhado… Discretamente peguei a minha e perguntei para ela se tinha esquecido de colocar a tesoura de unhas na bagagem despachada. Tadinha! Entendeu nada!. 😉
    Ir para a Europa e não levar um canivete com abridor saca rolhas é um pecado “orginal”…

  • sokapo

    Pessoal alguma dicas de malas de 5 rodinhas?

  • Monique Renne

    Thaise, é facinho de achar! Uma busca rápida por saco a vácuo no Google e você encontrará disponível para venda em muitas grandes lojas. Compre os especiais de viagem, que não exigem bomba de sucção. Eu uso muito! É super prático 🙂

  • Monique Renne

    Acho que sim! Quem enrola é o Correio brasileiro pra liberar a mercadoria. Mas tem andado bem rápido ultimamente.

  • Thales

    No mercado Livre não tem umas boas opções hahah. eu já fui la procurar

  • Juliana Bruno Silva Sales

    Adorei as dicas! Vendo a almofada massageadora de pescoço me lembrei de uma situaçao q passei no aero de Palma de mallorca. Os oficiais do rx cismaram com a minha. Tive q abrir e mostrar que eram pilhas lá dentro e como funcionava kkkkkkkkkk

  • francisco araujo

    As lojas de malas nos shoppings tem essas capas.

  • Ana

    Proteger a mala com aqueles filmes plásticos vale a pena? Alguém sabe quanto está custando esse serviço em GRU?

    • Monique Renne

      Vale sim! Mas o custo dele é quase o mesmo de uma capa de mala (entre R$ 30 e R$60), o que o torna menos vantajoso. A capa de mala pode ser utilizada várias vezes. A vantagem do plástico é oferecer também um seguro para a bagagem. No caso de viagem de compras ele é uma excelente opção.

  • Rodrigo

    Nossa, li sobre a capa de passaporte e pensei que eu mal suporto ter de andar com uma coisa tão grande no bolso quando tô viajando, imagina só ter de andar com um passaporte com capa!!! Queria que mudassem logo isso para um cartão, mais fácil de ser transportado.

  • Paulo Oliveira

    Já existe a palavra etiqueta em português. Qual a necessidade de falar “tag”?

  • Salvatore Carrozzo

    Essa ideia de amplificar o sinal wifi grátis do hotel próximo me parece eticamente um pouco questionável. Não tenho uma opinião clara sobre isso. Me parece que, se um hotel oferece internet grátis, mas limitada a uma distância X, é pq o serviço é voltado para os próprios clientes. Enfim, não tenho uma opinião fechada sobre isso.

    • Felipe Zanetti

      Se vc acha isso, vc faz assim. Vai até a recepção do hotel que vc está e paga pela senha. Ai vc fica com a conciencia tranquila. O sinal de frequencia, quando transmitido de forma gratuitoa, não configura nenhum crime ou contravensão, podendo ser utilizado por quem tem acesso a ele.

      • Salvatore Carrozzo

        Sim, se o sinal é aberto e gratuito, não há nenhum impedimento ético, no meu entendimento. Eu é que viajei rs.