AccorHotels altera regras para mudança de categoria no Le Club. A partir de 2017 só valerão pontos de estadia!

Leonardo Cassol 1 · abril · 2016

A AccorHotels anunciou grandes alterações nas regras para mudança e manutenção de categoria no Le Club, seu programa de fidelidade. A partir de 1o janeiro de 2017, apenas pontos provenientes de pagamento de estadias serão válidos para upgrade de categoria. Além disso, o período de avaliação passará a considerar o ano civil (janeiro a dezembro) e não mais 12 meses consecutivos. É um balde de água fria para quem costumava obter status no Le Club através da transferência de pontos dos programas de fidelidade das companhias aéreas para o da rede hoteleira.

Por outro lado, que obter uma nova categoria em 2016 vai ter a validade do status ampliada. Também serão necessários menos pontos de qualificação a partir de 2017. Confira todas as novidades!

Pontos Rewards (recompensas) x Pontos Status (qualificação)

Agora os pontos acumulados são divididos em Pontos Rewards, que servem para resgatar estadias, por exemplo, e Pontos Status, que servem para qualificação de categoria no Le Club. Na prática, apenas o valor pago em estadias dará direito a status, a partir de 1o janeiro de 2017.

accor-le-club-6

Pontuação para mudança de categoria

Os pontos de qualificação necessários para progressão ou manutenção de categoria serão reduzidos a partir de 2017. O número de noites em estadias continua como opção alternativa para upgrade, sem alterações na quantidade, conforme indicado na figura abaixo:

accor-le-club-3

Acelerador de pontos

Quem tiver status Silver, Gold ou Platinum continua usufruindo de um acelerador de pontos a partir de 2017. Para cada 10€ (aproximadamente R$ 41) em despesas elegíveis, os hóspedes acumularão até 25 pontos de status:

acor-le-club-4

Exemplos:

  • Você possui um status Gold e se hospeda em um hotel Mercure, o valor de suas despesas elegíveis é de 100€ (aproximadamente R$ 410), você ganha 370 pontos Rewards e 250 pontos Status.
  • Você possui um status Classic e se hospeda em um hotel Adagio Access; o valor de suas despesas elegíveis é de 100€ (aproximadamente R$ 410), você ganha 50 pontos Rewards e 50 pontos Status.

Validade do status

O status hoje é válido apenas nos 12 meses seguintes à mudança de categoria. Isso vai mudar para melhor a partir de agora. Pelo menos isso!

accor-le-club-5

Em 2016:

Quem obtiver status em 2016 terá a validade da categoria ampliada até 31/12/2017. Uma boa notícia, que permite aos interessados aproveitar as promoções de transferências dos programas de fidelidade das companhias aéreas brasileiras que ocorrerem até o final deste ano.

accor-le-club-9

A partir de 2017:

A partir do ano que vem vale a pontuação acumulada no programa entre 1º de janeiro e 31 de dezembro. Ou seja, sua atividade entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2017 determinará seu status para 2018.

Quem, a partir de 2017, acumular o suficiente para subir de categoria, garante o status imediatamente, até 31 de dezembro do ano seguinte:

accor-le-club-7

Quem, a partir de 2017, acumular o suficiente para se manter na categoria durante o ano civil, garante o status até 31/12 do ano seguinte:

accor-le-club-8

accor-le-club-2

Benefícios das categorias Le Club

Os benefícios de cada categoria permanecem inalterados. O status Prata permite check-out tardio sem custo, mediante solicitação prévia, internet grátis e bebida de boas vindas em alguns hotéis.

O status Ouro no Le Club, além dos benefícios para clientes Prata, oferece check-in antecipado sem custo, disponibilidade de quarto garantida até 3 dias antes da chegada e upgrade de quarto se houver disponibilidade.

O status Platinum no Le Club, além dos benefícios para clientes Prata e Ouro, oferece disponibilidade de quarto garantida até 2 dias antes da chegada e acesso ao lounge executivo.

Infelizmente, nem todos os benefícios das categorias do Le Club são tangíveis e homogêneos nos diferentes hotéis da rede, como costuma ocorrer nos programas de fidelidade das companhias aéreas, por exemplo. Isso ainda é um grande desafio para o grupo AccorHotels. Porém, ainda assim, é bem útil poder sair mais tarde ou entrar mais cedo no quarto, ou, ainda, receber um upgrade e coquetel de boas vindas! Cortesia e benefícios adicionais são sempre bem vindos! E essa era uma grande oportunidade do Le Club aprimorar os benefícios oferecidos para seus hóspedes frequentes!

Mais informações no site do Le Club AccorHotels.

E aí, o que acharam das mudanças?

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • Leonam Lima

    Bom, pelo menos essa questão de prorrogar o status até 31/12/2017 e do rebaixamento gradativo… assim tenho status gold até 31/12/2018. Pessoal pode aproveitar as promoções de transferência esse ano.
    Quem sabe agora o Le club não melhora os benefícios dos associados com pelo menos o café da manha cortesia para os Platinum

    • Exatamente, Leonam! Café da manhã é um bom benefício!

      • Henry

        Eu uso muito a rede Accor/Le Club…desde 2012, tenho status Platinum, sendo o primeiro obtido através da promoção para quem tinha conta Personnalité..
        Os benefícios para Platinum são muito fracos…apenas na rede Sofitel é que os benefícios são um pouco melhor.. mas isto deve-se mais ao nível de rede ser Sofitel e não tanto por sermos Platinum..
        A única coisa que rotineiramente consigo sendo Platinum é o early-checkin e o late check-out…
        O drink de boas vindas, é muito fraco…
        No Novotel de Manhattan, nos deram cartões para não pagar o café da manhã por 1 dia (eramos 4 adultos e recebemos 4 cartões)… por sinal, o café da manhã deles é excelente…

  • Paulo

    Parece obvio mas… “Quem obtiver status em 2016 terá a validade da categoria ampliada até 31/12/2017” – No caso, eu obtive meu status em 30/10/2015 e ele é valido até 30/10/2016, ele seria prolongado também?

    • Jair Batista

      Provavelmente não. Também estou nessa situação. A partir de 1/1/17 todos os status expirarão todo dia 31/12. Mas para quem tem status vencendo antes, creio que se aplique a regra antiga.

      • Paulo

        Lendo no site da Accor o que eu entendi é que nosso Gold terá duração até o final de 2017 então.

    • Nesse caso, pelo que a Accor informou, não. Também é meu caso 🙂

  • Jair Batista

    Pelo menos divulgaram com 9 meses de antecedência. Diferente dos outros programas que avisam com 1 mês de antecedência, isso quando avisam, não dando nem tempo para os associados se programarem para a mudança.

    • É isso aí, Jair! É o mínimo que se espera em troca de uma fidelidade.

  • Geronimo

    Sinceramente não sei o que esses programas de fidelidade ganham cortando vantagens e dificultando os upgrades para o cliente. Já devemos partir do princípio que não há tantas vantagens assim pra se hospedar nos hotéis dessa rede, onde até o café da manhã é pago à parte, uma vez que podemos encontrar facilmente hotéis no mesmo nível com melhores preços e com tudo incluso (early check in, late check out, café da manha, etc.). É como eu sempre digo: ser fiel à esses programas tem um preço alto para o cliente e nesse jogo somente quem ganha é o dono da banca, nesse caso o Le Club accor. Que Deus proteja a minha mente de mais essa manipulação!!!

  • Gildeilton Câmara

    Dessa maneira, quem puder, garante o status mais alto que der este ano para ele se manter até 31/12/17.

  • Igor

    o lance agora é tentar virar platinum (sou gold)… faltam só 15 mil pontos hahahahah ou 45 mil multiplus

    • Igor

      R$ 1.237,50 em km de vantagens… OUCH hahahha

      • Igor

        nem vale a pena, só recebe R$ 1.148,00 em vouchers

    • Jair Batista

      No Smiles sairia por algo próximo a 1.050, com a promoção de 200% de bônus que tem sempre, combinada com a promoção 3-1 com o Le Club. Até 31/03 era possível combinar as duas. Agora depende da prorrogação das promoções.

      • Igor

        45 mil pontos pra virar 15 mil le accor ou 75 pra virar 25 (platinum são 25 mil pontos le accor)?

        • Jair Batista

          Para 15mil no Le Club.

          Na promoção de 200% de bônus você compra 1 milha e leva 3. E na promoção 3-1 com o Le Club você transfere 3 milhas e recebe 1 na Accor. Então é como se você comprasse 1mil pontos Accor por R$ 70,00. Então 15mil = 1.050, 25 mil = 1.750.

          Se o Euro estiver acima de R$ 3,50 na época do resgate da hospedagem, vale a pena.

          • Igor

            obrigado pelas informações!!!

            ontem em alguma parte do site da Accor vi que o voucher de 40 euros estava valendo 164 reais, mas não tô encontrando o link exato aqui

  • Reis

    A bebida de cortesia na chegada do Ibis é lenda!

    • Francieli Campos

      No Ibis Montevideo eu ganhei…

    • Paulo

      No Chile eu ganhei também! Um voucher que rendeu duas bebidas.

    • Em São Paulo eu recebi algumas vezes. Acho que depende do hotel.

    • Thiago

      Não é não. As vezes o atendente esquece. É só “lembrá-lo” que vc terá, para vc e acompanhante.

      • Rodrigo eugenio

        Para acompanhante, eu só vejo no exterior. No Brasil, jamais!

        • Flaviano

          Mês passado no Mercure São Paulo Paulista a atendente ‘esqueceu’ do drink e eu também haha, depois fui lá e falei que devido ao meu status teria direito. Ela pediu desculpas e deu um voucher pra mim + acompanhante hehe

    • Ricardo

      No Ibis Curitiba Shopping e no Buenos Aires Obelisco acredito que nunca recebi, ou recebi algum refrigerante sem nem me dar conta que era Welcome “Drink”. Mas recentemente estive no Ibis Santiago Providencia e achei que era um drink realmente (um taça de vinho, um coquetel, etc.), mas podia escolher entre refrigerante ou água. Me senti recebendo um balde de água fria nos Andes. Realmente tinham que rever esta política, ou mudar o nome para Welcome “Beverage”. E já tive status Platinum, ficando 100 dias/ano hospedado, no caso no Ibis Curitiba Shopping. Pelo menos a simpatia e atendimento do pessoal do hotel era show, todo mundo me conhecia pelo nome, conseguia sempre os quartos posicionados onde queria, os early/late quando prosseguia na cidade a passeio, podia pedir alguma coisa de diferente no café da manhã, que faziam numa boa. Enfim, atendimento muito bom.

    • Andre D.

      Sempre recebi a bebida. Ate em ibis.

  • cFred

    Cassol, tira uma dúvida minha por favor, na primeira tabela da matéria há a separação do que conta pontos para “Rewards” e para “Status”, e na coluna de tipos na linha de “Pontos Aceleradores de status” diz que estes pontos não contam para mudança de status, como assim ?

  • Paulo Victor M da Fonseca

    Em 2018, para se manter platinum, por exemplo, se faz necessário se hospedar 60 noites em ou hotel da rede em 2017 (ou então conseguir 14 mil pontos status)? Só para ratificar, minha dúvida é na manutenção, não no upgrade, que creio ter ficado bem claro.

  • Dionísio Alencar

    Tava bom demais pra ser verdade, minhas milhas smiles serviam só pra isso. Pelo menos o rebaixamento é gradativo…

  • Jessica

    Tenho uma dúvida! Ainda vou poder transferir pontos dos programas de fidelidade das companhias aéreas para utilizar no pagamento de diárias?

    • Sim, isso não vai mudar. Apenas esses pontos não vão fazer você mudar de categoria, a partir de 1/1/17.

  • A manutenção exigirá a mesma pontuação do upgrade, mas agora no ano civil – janeiro a dezembro.

  • Bandeira

    Mudanças para a pior, mas ao menos avisaram com ótima antecedência. É possível aproveitar transferências ainda esse ano, se chegar a platinum ele dura até o final de 2017 e depois, na pior das hipóteses, dá pra aproveitar ainda o gold por todo o ano de 2018. Justo.

    O Le Club tava muito fácil mesmo (não que eu quisesse que complicasse), com as promos do ano passado deu pra fazer 10k em 3 hospedagens de 2 noites cada no primeiro semestre e 11,5k no segundo. Com o pagamento e o Places dava pra chegar no platinum (ou quase) só nisso, gastando a partir de uns mil reais (cheguei a pegar diária de R$80, e com café!) e conseguindo quase 500 euros em voucher. Trocando em miúdos, quem soube (e pode) usar o programa foi pago pra se hospedar!

  • O Acelerador é um bônus adicional ao que você ganha pela estadia. Ele pode ser usado para resgatar voucher ou estadias, mas o bônus não é considerado na hora de avaliar seu status. Igual funciona nas companhias aéreas, entendeu?

    • cFred

      Cassol, eu tinha entendido, o que eu estava falando é do nome “acelerador de status” não server pra mudar de status… kkk

      • Ricardo

        Tens razão Fred. É que como a tabela compara 2016 e 2017, e para 2016 aqueles pontos aceleradores contam para o Status, teria que ter 2 linhas na tabela Pontos Aceleradores de Status e Pontos Aceleradores de Recompensas, um para cada ano…

      • Foi mal… sim, tem que trocar esse nome kkkk

    • Andresa Venancio

      Leonardo. O valor dos vouchers. Vai continuar 40 euros para cada 2000 pontos?
      Poderia voltar com o vouchers de 60 dólares

      • Ricardo

        Quando estive em Santiago, eles calcularam o voucher em 60 doláres e me permitiram ter o desconto do IVA!

        • Andresa Venancio

          rICARDO. tAMBEM FIQUEI NO Ibis Santiago. Mas, ja mais de um ano nao estão aceitando o Voucher de 60 dolares. A pagina disponibiliza somente o de 40 euros. Como voce fez la para calcular sobre 60 USD?

      • Aparentemente sim. Poderia mesmo!!

      • Ricardo

        Oi Andresa. Já na época que fiquei, set/2015, já haviam divulgado no programa que os vouchers eram 40 euros. Porém chegando lá, eles falaram que não haveria IVA se eu pagasse em dólares. E então perguntei como ocorria com os vouchers (tinha 7 deles) e eles pegaram a tarifa em pesos chilenos como a tarifa base já descontando o IVA (a tarifa/dia ficou realmente em torno de 20% menor do que a reservada), calcularam cada voucher como 60 dólares pelo valor dólar x peso chileno que aparece no monitor da recepção, e indicaram o saldo em dólares fazendo a conta reversa (pesos para dólares), a qual paguei no check-out junto com as despesas extras. Fiz a todo momento todos cálculos para conferir que estavam fazendo certo, e fizeram! Acredito que nos paises que tem desconto no IVA para pagamento em dólar eles ainda calculem cada voucher como 60 dólares, para evitar prejuízo dos clientes fiéis, apesar de divulgarem no programa que o voucher vale agora só 40 euros. Fazem muito bem 🙂

  • Henry

    Uma duvida:
    Quem hoje tem 200 mil pontos lá. ..Hoje estes pontos são válidas para o status…em 01/01/17 estes pontos continuarão valendo ou o saldo de pontos elite vai zerar????

    • Continuam valendo. A validade é renovada sempre que você acumula novos pontos de estadia.

  • Eu sou Platinum já uns 3 anos seguidos e acho os benefícios muito fracos. Me hospedo muito na rede IBIS o único diferencial que lembro é a bebida de boas vindas e o check-out tardio, do resto não tem grande coisas comparando com outros Programas de Fidelidade que possuem o nível máximo (cias aéreas, outras redes de hotéis).

  • Quem obteve o status em 2016 sim. EM 2015, não.

  • Vinicius Zaghetto

    O Le Club, programa que uso e considero justo até hoje, dá os primeiros passos para entrar no mesmo esquema dos programas de fidelidade das aéreas: “tá fácil demais, vamos dificultar.” A dificuldade vai restringir-se, por enquanto, ao status, mas já vimos esse filme. A própria transferência de pontos parceiros vai, progressivamente, ficando pior: trocava 2 pontos HSBC Premier por 1 Le Club, e cancelaram a emissão. Agora tenho que “passar” pelo Multiplus, que também fazia 2 por 1 e agora faz 3 por 1. Daqui a pouco baixam os vouchers de 40 pra 30 euros, e por aí vai.

  • Antonio Carlos Zucolotto Júnio

    Bom dia, Acabei de ligar na LeClub e disseram que, a partir de 2017, a categoria vai ser obtida de acordo com a pontuação dos últimos 12 meses. Se não for obtida pontuação para nenhuma categoria, não haverá a redução gradativa de categoria, como dito acima. Sugiro retificar a informação.

  • Vinicius Zaghetto

    Gosto muito e uso o Le Club, com status Gold e sempre fui bem atendido. O programa já deu os primeiros passos para ficar complicado, ao barrar transferências diretas do banco (pelo menos do HSBC, de onde eu transferia 2 por 1, e agora tenho que “fazer a ponte” por Smiles ou Multiplus, com trocas de 3 ou 4 por 1). Agora é o status que complicam. Infelizmente, já vimos esse filme. Daqui a pouco o voucher passa a valer 30 euros e por aí vai.

  • Rafael Sa

    Não vejo grandes vantagens em ser Le club Platinum desde 2012.

    No Brasil, nunca consegui mais do que uma lata de cerveja de “Welcome drink” e já fiquei em mais de 10 hoteis da rede Accor.

    Achava que no exterior poderia obter as outras vantagens.
    Acabei de voltar de uma viagem de 28 dias na França, (usei 6 hoteis Accor sendo Mercure, Novotel e Pullman) e consegui 1 taça de vinho de “Welcome Drink” em 3 hoteis.
    Nenhum teve disponibilidade de upgrade de quarto, nem o Novotel de Nimes (cidade pouco conhecida) onde fiquei 1 diária de de quarta pra quinta.
    Late Check-out tive em 3 deles, míseras 2 h a mais, pra 14h
    O MÍNIMO que eles deveriam oferecer pra status Platinum era café da manhã de graça pra, sei lá, 1 hospede da diária pelo menos.

    Uma bela enganação esse Le Club e agora vai ficar pior ainda…

  • Guilherme Marques

    Cassol, posso transferir pontos multiplus da conta do meu pai pro meu LeClub?