Maior avião do mundo, A380 pode chegar ao Brasil em dezembro

Denis Carvalho 1 · setembro · 2011

O superjumbo A-380, maior avião de passageiros da história, está próximo de chegar ao Brasil. A empresa Emirates negocia com a Infraero autorização para operar o gigante em Guarulhos e de acordo com matéria do jornal Folha de S. Paulo já recebeu o sinal verde da estatal.
Segundo afirmou ao jornal o superintendente de gestão operacional da Infraero, Marçal Goular, o aeroporto de Guarulhos “suporta o desembarque dos passageiros do A-380 desde que seja fora do horário do pico”.

A Emirates pediu inicialmente para pousar às 18h30 e partir à 1h. Se o aeroporto paulista estiver fechado por problemas meteorológicos, a alternativa de pouso será Galeão (RJ) ou Confins (MG).

Fabricado pela Airbus, o A380 começou a ser operado comercialmente em 2007 e tem capacidade para até 853 passageiros. Naquele ano, o gigante passou por aqui somente em uma demonstração, quando fez um voo de São Paulo a Curitiba.

O avião tem dois andares e 478 m2 de área de cabine, além de lounge, bar e camas privativas na primeira classe. Da ponta de uma asa a outra, são 60 metros, o que exige adaptações em alguns aeroportos. No caso de Guarulhos, falta apenas acertar o horário do voo.

Segundo a Folha, a intenção da Emirates é substituir o Boeing-777 na rota São Paulo-Dubai. Com 354 passageiros, o voo tem taxa de ocupação superior a 90%.

Mais informações no site da Folha.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Fabio Almeida

    Parabéns a Emirates pela iniciativa! Só falta a futura operadora do aeroporto de Guarulhos preparar o terminal para receber tantos passageiros de uma só vez

  • Guilherme

    Bom explicitar: o A380 não chegou a pousar em Curitiba… Ele só sobrevoou a região. No mais, é uma notícia que vai agitar os plane spotters.

    • Igor – Poa

      Ia perguntar isso!

  • Queria saber quando eu vou poder viajar em um avião desses, ainda mais de primeira classe, deve ser bom demais.

  • Marcus Maia

    Certamente será um grande transtorno para os mais de 500 passageiros (que me recorde a Emirates não opera com a versão de 800 passageiros) embarcarem e desembarcarem. Podem colocar aí no mínimo 2 horas para conseguir retirar sua bagarem nas esteiras… BOA SORTE!!!

    • Alexandre

      Não tenha dúvida, será infernal desde a organização da fila para embarque até a retirada das malas. Porém, voar no A380 é um experiência sensacional, já que nível de ruído é muito pequeno em relação ao 777. Tive o prazer de fazer o trajeto CDG-NRT-CDG neste avião.

    • Oscar Luiz

      Se hoje leva quase 3 horas entre o avião chegar e você sair da área internacional, imagina quando um mostro desses chegar!

      Imagina a fila de táxi em Guarulhos…

      Esse pessoal da Infraero é inconsequente.

  • Marcela

    Haverão transtornos com certeza, mas eu iria amaaaar voar num gigante desse… uau….

  • Ferbrasilia

    Realmente será preciso muita organização pra receber esse gigante. Mas, quem não quer viajar num desses. Tomara que dê tudo certo!

  • Rodrigo

    Bem que poderiam fazer uma promoção de passagens no voo inaugural com essa nova aeronave!rs

  • Mendonça J&ua

    Agora o negócio ficou ruim mesmo. Imagine essa notícia cumulada com a outra publicada anteriormente acerca da fiscalização da bagagem de mão?

    Eita Infraero… Com vai ser isso heim?

  • Igor

    Vai precisar de muita organizaçao para em um so aviao ter 800 e cacetada de passageiro a fila na hora do embarque .ate todo mundo entrar no aviao ate servi todo mundo com o serviço de bordo ate desembarca todo mundo ate entrega a bagagem de todo mundo na minha opniao nenhum aeroporto brasileiro deve suporta esse tipo de aviao mais na verdade a emirates nao ta substituindo o seu BOING 777 so por que a ocupaçao ta na media de 90% e sim pensando na futura copa aqui no brasil que na verdade vai ser um caus so

  • Igor – Poa

    Estas aeronaves serão úteis mesmo na Copa! Tipo num vôo GRU-TOKYO GRU-HONG KONG coisas assim!

    Todos os principais aeroportos do país deviam comportar ele, não apenas 1,2 ou 3…

  • Erick Andrade

    Ja tive a oportunidade de entrar no cocorde em Barbados. Agora sou louco para entrar no a380! Um sonhO!

  • Thiago

    Uau, isso é um colosso!!!

    Em tempo, matéria bem interessante sobre a (imensa) diferença entre a comida servida nas classes econômica e executiva de 11 companhias aéreas publicada em O Globo hj: http://oglobo.globo.com/viagem/mat/2011/08/31/a-i

  • Marcus

    Andei lendo que a Lufthansa e a AirFrance também vão querer o mesmo!

    E infraestrutura que é bom, nada!!!

  • André Cri-Cri

    "o aeroporto de Guarulhos “suporta o desembarque dos passageiros do A-380 desde que seja fora do horário do pico”."

    Que piada isso. Todos nós sabemos que só não horário de pico em GRU durante a madrugada e olhe lá!

  • Vinícius

    Que pena, bem que poderia ser aqui em Viracopos, queria muito vê-lo (minha residência fica na rota dos pousos).

  • Ricardo Daniel

    Será um prazer muito grande para nós amantes da aviação ver e quem sabe voar num gigante assim. Eles têm mesmo que começar a acertar vôos com aeronaves desse tipo mesmo, pois já já chegará a Copa de 2014 e as Olimpiadas de 2016. É muito evento que irá acontecer aqui no Brasil e o negócio é arrumar a casa para receber todo mundo bem. Quero muito voar numa máquina assim.

    • André Cri-Cri

      Acho uma tremenda bobagem esse lance de que o Brasil precisa arrumar a casa só por causa desses eventos. A Copa dura 30 dias e a Olimpiada apenas 15. E depois disso tudo voltará ao normal. O brasil precisa arrumar a casa porque independentemente desses eventos nós precisamos ter uma infraestrutura adequada.

      E se não fosse esses eventos quer dizer então que tudo iria continuar igual?

      • Nossa André, finalmente encontrei alguém que pensa como eu e acha que a infra estrutura deve ser feita principalmente para nós brasileiros, para o conforto e eficiência do dia a dia, e não só para eventos que apesar de grandes são de curto prazo, ou seja, passageiros.

      • Ricardo Daniel

        Ai é que tá a preocupação caro André. O Brasil tem recursos suficientes para não ser do jeito que é, o problema são os mafiosos que não deixam o país evoluir. ''Arrumar a casa'' pode ser uma tremenda bobagem, mas uma coisa você tem que concordar comigo: há muito roubalheira atrapalhando o país de desenvolver e quando uma notícia feito essa é revelada, parece coisa de outro mundo quando não deveria. Já era pra estar arrumada há muito tempo essa casa aqui. Ok?

  • beto

    se Guarulhos já não dá conta dos aviões menores, imagina só um gigante desses!

    onde 500 pessoas vão sentar na área do portão antes de embarcar? e achar uma tomada pra ligar um laptop? imagino que o embarque/desembarque também demore bem mais que em outros aviões.

    e a Polícia Federal, vai por mais gente pra checar os passaportes dessa multidão que vai descer ao mesmo tempo?

    acho que vou esperar para quando tiver a chance de usar um avião desses em algum aeroporto melhor preparado.

  • Igor

    Uma coisa que me indiguina e muitos outras pessoas do df eo brasil so olhar para sp e rj e nos aqui no df esqueceu aqui e capital do brasil tambem precisa de um superjumbo desse ai pra carrega esses bando de politico que vivi com os nossos dinheiro dentro de cueca meia o deus la sabe oq acho que brasilia precisaria de mais variededa de voo internacional e nacional tbm que sao pucos voo ate pro brasil e tbm precisa de mais voo da azul linhas

    • Ricardo Daniel

      Igor, se pensarmos bem parece até ser uma estratégia. Como você mesmo falou e todos nós sabemos, Brasília é conhecida como a terra dos políticos mafiosos, que colocam dinheiro na cueca, nas meias e Deus sabe lá mais onde. Se colocassem mais vôos internacionais, o Brasil teria com certeza, mais e mais políticos corruptos que levariam ou se instalariam em terras internacionais, ou seja em outros países. Em boas palavras, os ladrões iriam mais facilmente embora do Brasil como os bolsos, cuecas e meias cheios de dinheiro. Entendeu? Estratégias, eu acho!

  • pedro kormann

    No dia que ele esteve em GRU eu estava embarcando pra Madrid. So a sua presença no patio jâ gerou um caos… Sem falar que todos os os aeroportos que recebem o A380 possuem dois fingers somente para uma aeronave… Vai ser um problema do tamanho do avião… Falar que GRU esta pronta para o A380 é uma PIADA. O superintendente so que posar pra uma fotinho do lado do aviao…

  • RABUGENTO

    Não sei se gostarei de viajar num monstro desses.

    O que precisam mesmo é melhorar o espaço para os passageiros nos voos internacionais.

    Viajar na econômica de um A340 já é um sacrifício. Imagine nesse A380 com 50% mais de passageiros.

    Minha mulher tem razão. Depois de voar na "executiva" nunca mais irá no reboque.

    Não digo que todas as poltronas deveriam ser do tipo das executivas mas que poderiam voltar aos bons tempos da Varig, isso poderiam.

    Parece-me que pensam que só os orientais baixinhos estão viajando.

    O povo está crescendo!!!

  • ….só falta "praia artificial" no interior do A 380….

  • JOSE

    Gostei muito de todos os comentários, mas não vi ninguém rindo da piada: "No caso de Guarulhos, falta apenas acertar o horário do voo."

  • CLAUDIO HENRIQUE

    Caracas nem acredito com certeza irei sair de Brasilia para visitar um monstro desses…

    parabens a Emirates…

  • CLAUDIO HENRIQUE

    Eu amo este site…

  • Lucas

    Poxa pessoal, que o Guarulhos não está pronto pra receber o monstro isso tds nós ja sabemos.Mas com certeza algo vai ser feito para melhorar a situação. Li um comentário ai em cima, dizendo q a estrutura do país nao deve ser só melhorada pela questão da copa e olimpiadas e sim para nós..Concordo plenamente, mas já que isso não acontece normalmente, quem sabe com esses eventos as coisas comecem a andar no país…Corrupção e mafia, isso sempre vai ter, o que precisa acontecer pra isso mudar??Acho que precisa mudar o carater do cidadão brasileiro, pois em mts testes de honestidade o proprio povo foi reprovado, quem dirá os politicos!!! Mas que venha o monstro A380, quem sabe passando vergonha, as coisas mudam!!!

  • Vitor

    Engraçado, tanto aue por nada, claro que é um avião de grande porte, sonho de qualquer um poder viajar num destes, más achar que o mundo vai acabar só porque um destes pode pousar uma vez por dia em Guarulhos. tenham a santa paciêcia. A Emirates já opera o 777, que transporta 354 passageiros. Mais 144 vai mudar o que?

    • 144 passagueiros a mais num só voo. Alooooo.

  • LP

    É patético alguém achar q há condições de uma A380 pousar nesse aeroporto medonho que é Guarulhos. Pretensão. Nem há jetways suficientes. Alguém sabe quanto tempo demora um passageiro de um 767 (nem lotado) desde de que ele sai do avião até passar pela Alfândega??? Imagina mais do que o dobro desse número de passageiros?!?!? E na imigração?? Q beleza que vai ser!

  • LP

    Beto, disse T U D O !! Tb prefiro esperar estar em um aeroporto mais bacana e civilizado. O aeroporto de Los Angeles, bem bacana, ficou quase 3 anos em obras para se adaptar ao A380. E Guarulhos acha que recebe um monstro desses em dezembro???? Como essa gente é pretensionsa, né não?!?!?!

  • André

    Que!? Colocar mais voos internacionais em Brasília aumentaria a corrupção? Você falou isso sério?

    • igor

      e ne mais nao pode pensa so nos politicos aqui mora gente tbm trabalhadores e honesto que precisa viajar eu acho um absurdo brasilia nao ter voo direto para buenos aires aff fala serio

  • Moises

    Pessoal, quando se fala em mais de 800 passageiros é a configuração máxima dele… No entanto o padrão com 3 classes transporta em média 550 pessoas, ou seja 200 a mais do que o cenário atual. Vai ter um aperto, mas é só imaginar a Emirates colocar 1 777 e 1 um hipotético A320 chegando ao mesmo tempo….

    • Igor

      E ne mais precisa de uma certa organizaçao coisa que o bvrasil nao tem mais tambem percebia ideaia da emirates nao solicita outro slote de voo coloca um avioa maior e ao msm tempo economisar gosolina recusos humano e etc…

  • Fernando

    Exatamente! Viajar na econômica no A380 não é nada demais! O desconforto nesse setor é como nos outros aviões.

    Já tive a oportunidade em um da Emirates e um da Singapore, e passada a ansiedade por ser o "super jumbo", o que vale mesmo é o bom serviço que essas duas companhias aéreas proporcionaram no fim, principalmente por estar entre as melhores do mundo.

  • Marcelo

    Não quero ser pessimista mais serão mais de 800 vidas perdidas num acidente com esse avião. as vezes nós seres humanos queremos demais bom pra compahia aérea vai tirar de circulação uns 2 ou 3 aviões ruim para quem viaja direto num avião desses pensem nisso.

  • Lí as informações postadas até agora e comcordo que nós merecemos o melhor independente de qualquer outra coisa. Se vir que venha, eu estarei lá para ver, quem sabe usufruir dele. Estou cansado de dor nos ouvidos, turbulencia e outros mais em aeronaver incapazer de satisfazer as nossas nesesedades. Minha cidade tinha apenas um voo a330 da tam e um similar da gol agora temos dois de c ada compania e continua lotado o ano todo com precos altissimos, bem que uma aeronave maior quem sabe…

  • Jose que horario? Que aeroporto? Guarulhos? Não precisa rir presesa é crorar se estiver a bordo em classe economica com um monte de bagaguem para receber apos o pouso.

  • tô contigo e não abro, se puder passo vergonha também.

  • Antonio A Anselmo

    Vai ser um cals total, pois os aeroportos de São Paulo não tem capacidade suficiente para receber um avião desses, digo em todos os sentidos, não deveria ser aceito, infelizmente esta é a nossa realidade.

  • A lufthansa usa 4 FINGERS pra embarcar todos os passageiros no seu terminal em Frankfurt, ou seja, dois terminais são usados. A380 aqui, só temos um terminal e o inferno será lá dentro, acredite.

  • Leonardo

    Ah, esse bichão é muito lindo, amaria voar em um *-*

  • Édison Guedes

    Você quis dizer "haverá transtornos", suponho, pois o verbo haver, com o sentido de existir, é impessoal.

    Tenha um bom dia!

  • FILIPE

    RABUGENTO VC TA PODENDO VIAJAR NA EXECUTIVA,

    EU AINDA TO PROCURANDO UM PADINHO POLITICO PRA

    ME AJUDA, BEJO DO FOFOOOOO

  • YuriBF

    Nossa, que delícia deve ser um colosso desses decolando sua residência à 1h da matina…

  • zweka korba

    Realmente essa aeronave é muito boa, viajei de Londres a Dubai no maior conforto, foi uma marasvilha!!! Por isso temos que ter aqui essa opção de vôo para que possamos viajar mais confortável dentro do maior avião do mundo. A380 é bom demais!!!

  • Martin Afonso Farias

    Só para sua informação , YuriBF, o ruído se podemos chamar assim, é infimo se comparado ao 777. Então, se estiver nanando às 1h da matina conm certeza não acordará…

  • Lucas

    Mas esse avião já é operado pela Emirates e tb por outras companias…nada ver com acidente, avião hj é o meio mais seguro de transporte!!!

  • Márcio Siosak

    Acredito que a tentativa de manter o Hub em Guarulhos é inviável. A "pulverização" do Hub de Guarulhos é inevitável. Existem pontos mais estratégicos do ponto de vista geográfico com espaço ocioso, onde poderia ser melhor aproveitado, inclusive com todas as obras para Copa (alguma começou?!). Dessa forma, conseguimos melhorar o fluxo de Guarulhos e atender essa demanda crescente e criteriosa. Aguardamos um melhor posicionamento da ANAC e Infraero. É necessário criar empregos e melhorar a estrutura aeroportuária dos demais estados. Adoro São Paulo, mas o Brasil é bem maior que São Paulo!!!

  • Luis

    Assim que você conseguir juntar os U$ 15.000 que custa uma passagem de ida e volta SP-Dubai na primeira classe. 😉

  • Augusto

    Acho que não vai mais operar por aqui não:

    http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.asp