Como é voar no A380, o maior avião do mundo, com a Air France

Denis Carvalho 6 · maio · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

O Airbus A380 é o maior avião de passageiros do mundo e voar nesse gigante dos ares é o sonho de muitos amantes da aviação. Algumas  companhias, como a Emirates, há tempos desejam colocar jato, que tem capacidade para até  850 pessoas, em suas rotas para o Brasil, mas os esforços têm esbarrado na falta de estrutura dos aeroportos brasileiros. Enquanto aguardamos voos do A380 saindo do Brasil, convidamos você a dar uma volta no gigante da Air France pelo menos virtualmente. Nosso leitor Leonardo Bruno Gonçalves fez a rota de Nova York a Paris com a Air France após aproveitar uma promoção divulgada pelo Melhores Destinos e escreveu essa ótima avaliação sobre a experiência com o A380. Acompanhe!

Air France A380 Capa

Decidi fazer a viagem ao ler um post de promoção no MD. Era uma oferta da Delta de voos pra Europa com um stop-over nos EUA. O primeiro trecho foi Galeão x Nova Iorque com uma conexão em Atlanta. Pra minha sorte e surpresa o trecho Nova Iorque x Paris seria com a Air France. E o melhor, num A380! A volta era Paris x Galeão com uma conexão em Montreal e voando 747. Depois fui de Montreal até Atlanta de CRJ700.

Compra

O processo de compra foi simples e rápido. Comprei diretamente no site da Delta e não tive nenhuma dificuldade. Consegui parcelar em seis vezes sem juros. Tive problemas apenas para comprar assentos-conforto para os voos JFK-CDG e CDG-YUL (Montreal). Na Delta, disseram-me que não poderiam me vender porque o voo seria operado por uma aeronave da Air France. Na Air France, me disseram que não poderiam me vender porque o bilhete não havia sido emitido por eles. Enfim, fiquei sem poder comprar os assentos-conforto.

Check-in

Havíamos chegado a Nova Iorque pela manhã. Fomos pra um hotel descansar já que o nosso voo pra Paris seria às 19h10. Chegamos para o check-in no tempo certo. Conversei com um atendente da Air France (no balcão de vendas) sobre a compra do assento-conforto. Ele nos colocou no upper deck do A380 num Seat Plus sem cobrar nada! Já no check-in, a atendente que nos atendeu foi um pouco grossa, impaciente e quis até cobrar excesso de bagagem sem razão. Após conversar com um outro atendente, tudo foi resolvido. Embarque sem problemas.

Air France A380
Avião

Bom, conforme já disse, a aeronave do trecho Nova Iorque x Paris foi o A380-800.  Ao adentrar na aeronave você já consegue confirmar toda aquela expectativa criada antes do voo. O avião é realmente grande e muito imponente. Sentamos na fileira 88, bem no fundo, e a configuração era 2-3-2. A ambientação conta com uma música agradável e iluminação aconchegante. A recepção da tripulação foi cortês  mas sem exageros.

A380 Air France interna

A limpeza estava impecável. O espaço entre as fileiras era muito bom e a poltrona muito confortável. Sentamos na primeira fileira após uma paredinha e por isso tinha uma tela grande na nossa frente. Mas as poltronas contavam com uma tela individual para cada passageiro. Durante o voo eu li um pouco, comi e dormi e achei a aeronave muito confortável e espaçosa.

Serviço

Fomos atendidos somente por comissários (homens) e o atendimento foi impecável. Estavam sempre circulando pela cabine apostos para servir a quem os solicitasse. Serviram vinho e champanhe antes da decolagem. Após a decolagem, eles distribuíram fones de ouvido e tapa-olhos. Travesseiros e mantas já haviam sobre as poltronas quando embarcamos. Todos de ótima qualidade.

A380 Air France cabine Refeições
Bom, na refeição serviram uma bandeja com diversas coisas. O prato principal foi tilápia com arroz à grega e um molhinho. A salada era semente de papoula com tiras de salmão (sushi de salmão). De sobremesa tinha um bolinho bem gostoso com doce de leite e chocolate e uma papinha de maçã. Para beber havia uma variedade de sucos, refrigerantes, cervejas, vinhos e água Perrier. Os talheres eram de plástico mas era feito de um material muito resistente. Haviam bebidas a todo momento sendo servidas durante o voo.

IMG_0007

Entretenimento
Havia um monitor tátil para cada passageiro. O sistema de entretenimento dispunha de filmes, seriados, musicais, jogos e mapa com todos os detalhes do voo. Além disso, era possível assistir a três câmeras externas posicionadas no alto da cauda, no trem de pouco e no nariz do A380. Logo que embarcamos também foram distribuídos jornais. Não explorei muito o serviço de entretenimento da aeronave, fiquei somente assistindo ao progresso do voo e as câmeras.

IMG_0005

 

Chegada

O desembarque em Paris (CDG) foi tranquilo. Apesar do tamanho da aeronave, a descida dos passageiros foi relativamente rápida e sem nenhuma dificuldade. De uma forma geral, o voo foi impecável.

IMG_0030

Conclusão

Na minha opinião, vale muito a pena voar com a Air France. Tirando o detalhe da atendente do check-in, todos os demais funcionários foram extremamente corteses e simpáticos. O ponto forte da Air France pra mim foi o serviço de bordo, mas a companhia tem que melhorar o treinamento para os agentes de aeroporto. Quanto ao A380, ele  é espetacular e dispensa mais comentários!

 

Agradecemos ao Leonardo pela excelente avaliação, que certamente vai deixar muitas pessoas ansiosas pela chegada do A380 no Brasil. E você? Já voou com o gigante da Airbus? Tem vontade de conhecê-lo? Deixe sua opinião nos comentários e participe! Se quiser avaliar alguma companhia aérea para o Melhores Destinos entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br!

Veja mais fotos do voo e do A380 da Air France:

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe